Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Plantas para forração (Fonte: iStock)
Plantas para forração (Fonte: iStock)

Você sabe o que são plantas para forração? Descubra agora e confira as melhores para ter no seu quintal

Salvador, 16 de junho de 2022, por Janaina Brito – Já ouviu falar das plantas para forração? Se você quer manter um jardim cheio e bonito, investir nessas espécies pode dar um novo visual para a sua área externa. Assim, capazes de camuflar o solo que está embaixo, os benefícios de sua aplicação vão muito além da estética.

As plantas para forração são responsáveis por dar acabamento, seja na terra ou em vasos. Elas são essenciais para dar mais volume e compor jardins, formando um “tapetinho” com suas folhagens. Desse modo, confira aqui, no Agro Notícias, as melhores espécies para essa tarefa.

Veja, também: Como fazer um jardim tropical: confira essas dicas que mudarão o ar do quintal da sua casa

Plantas para forração (Fonte: iStock) Plantas para forração (Fonte: iStock)
Plantas para forração
Essas espécies costumam ser de pequeno porte e possuem uma maior taxa de reprodução. Logo, elas conseguem se multiplicar e forrar o solo, que fica muito mais protegido com as suas folhagens. Um substrato descoberto está mais sujeito à ação de agentes externos, provocando intemperismo e erosão.

Esses processos podem prejudicar o solo, interferindo nos seus nutrientes e morfologia. Além disso, segundo Bruna Martins, em matéria para a revista Casa Vogue, em 31 de dezembro de 2021, essas plantas são capazes de compor um visual muito mais bonito em um jardim, dando acabamento aos cultivos já presentes. Portanto, veja algumas opções!
Barba-de-Moisés
Essa espécie faz parte do grupo das suculentas por ser capaz de armazenar água em suas estruturas e, por isso, prefere ambientes de sombra ou meia sombra. Evite exposição solar direta, que pode queimar suas folhas. Outrossim, ela cresce para os lados, o que a torna perfeita para cobrir o solo.

Continue lendo: Pode não parecer tão importante, mas podar as plantas corretamente faz toda a diferença
Hera
A hera gosta de locais ensolarados, porém, não tolera o sol do meio-dia. Além de ser uma ótima opção para a forração de jardins, também fica linda em vasos pendentes.
Planta mosaico
Com uma altura que não ultrapassa 20 centímetros, essa espécie de veias coloridas é ideal para compor jardins com plantas maiores. Aposte nela!
Planta-tapete
Essa é uma planta rasteira que gosta de sombra, sendo capaz também de fornecer pequenas flores vermelhas. Ademais, suas folhagens verdes possuem um aspecto metalizado responsável por embelezar qualquer ambiente.
Alocasia
A alocasia é uma das plantas para forração mais típicas. Logo, sobrevive em ambientes com bastante sombra, sendo perfeita para cobrir solos com plantas altas e de copas grandes. Se gostou dessas dicas, compartilhe essa matéria e inspire mais pessoas.

Leia mais: Conheça 3 espécies de plantas que não precisam de terra e veja como isso é possível