Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Manteiga clarificada: como fazer e quais os benefícios da MANTEIGA GHEE - Fonte: Canva
Manteiga clarificada: como fazer e quais os benefícios da MANTEIGA GHEE - Fonte: Canva

Manteiga clarificada: como fazer e quais os benefícios da MANTEIGA GHEE

Miriã Marconi, São Paulo/SP, 25 de julho de 2022 – Você já ouviu falar de manteiga ghee? Um tipo mais saudável de gordura, possui vários benefícios para a saúde e pode ser chamada também de manteiga clarificada.

Para quem busca uma alimentação mais saudável, ou até mesmo para os intolerantes à lactose, a manteiga ghee (ou clarificada) é um desses alimentos que fazem toda a diferença no dia a dia.

Aprenda no artigo de hoje a como fazer sua própria manteiga clarificada em casa. Confira!

Você também vai gostar de ler: 6 Benefícios do chá de hibisco: melhora a pressão arterial? Confira!
Manteiga clarificada: confira como preparar
Para começar, você vai precisar de um tablete de manteiga comum. Faça o processo com bastante cuidado. Confira a seguir.
Passo a passo: fazer manteiga clarificada em casa

Comece aqui adicionando o tablete em uma panela, em fogo bem baixo. Nesse momento não mexa o tablet, e aguarde até que o mesmo derreta mas poucos.
Em seguida, você irá começar a notar que uma espuma branca irá surgir na superfície da panela. Então, com auxílio de uma colher, ou escumadeira, retire a camada branca que fica por cima da manteiga.
Agora, você vai precisar de um filtro de papel de café e uma peneira. Coloque o filtro na peneira e despeje, aos poucos, a manteiga já derretida.

Desse modo você diminui ainda mais a porcentagem de gordura e lactose presentes.
Como consumir e quais os benefícios da manteiga clarificada
Como consumir e quais os benefícios da manteiga clarificada. Fonte: Canva Como consumir e quais os benefícios da manteiga clarificada. Fonte: Canva

Você pode utilizar a manteiga clarificada em receitas de bolo, tortas, doces ou para acompanhar pães e torradas.

O maior benefício da manteiga ghee é a menor porcentagem de gordura saturada, que em excesso pode aumentar o colesterol ruim e o risco de doenças cardiovasculares.

Ao consumir essa gordura saudável você reduz o consumo de gorduras e lactose, contribuindo para a melhora da digestão e da saúde do coração.

Leia em seguida: Chá de maçã com canela: uma combinação poderosa para a saúde
Manteiga ghee: menos toxinas e lactose
A terapeuta ayurveda e também culinarista Xanda Fogaça, conta em trecho da Veja em outubro de 2018, que a manteiga clarificada, durante o processo de banho-maria, fica livre de toxinas e lactose. Portanto, é uma alternativa mais saudável, em comparação à manteiga comum ou margarina.

Que tal fazer essa manteiga clarificada em casa? Conta aqui pra gente nos comentários o que achou.

Leia agora mesmo: Como fazer pão de mel na travessa: desse jeito é muito fácil, faça agora para o lanche!

Miriã Marconi, pedagoga, comunicadora e estudante de Marketing. Atuo como redatora e copywriter há algum tempo, sempre tive o sonho de viver da escrita. Sou apaixonada por cinema, literatura e empreendedorismo. Acredito que as palavras podem mover o mundo e os negocios.