Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Receita com berinjela: aprenda 3 receitas práticas e saudáveis utilizando berinjela (Fonte: Canva Pro)
Receita com berinjela: aprenda 3 receitas práticas e saudáveis utilizando berinjela (Fonte: Canva Pro)

Receita com berinjela: aprenda 3 receitas práticas e saudáveis utilizando berinjela

Ilhéus – BA, 22 de Junho de 2022, por Rosana Araújo – A princípio, é interessante lembrar que é possível se alimentar saudável, mas com comidas saborosas ao mesmo tempo. Por isso, a receita com berinjela pode ser uma opção divina para quem gosta de comidas leves e gostosas. Desse modo, a seguir aprenda 3 receitas práticas e saudáveis utilizando berinjela.

A berinjela, geralmente, é odiada por muitas pessoas, certo? No entanto, as receitinhas que vamos mostrar hoje, com certeza são de dar água na boca!
Receita com berinjela de lasanha
Primeiramente, nessa receita você vai aprender a fazer uma receita com berinjela de lasanha que conquistará a todos que provarem. Pois, além de ser uma receita saborosa também é bem mais saudável do que as convencionais. Ademais, o melhor de tudo é que não vai massa na receita, isso faz com que seja mais leve e menos calórica. Então, veja a seguir como preparar esse prato delicioso na sua casa para toda a família.

Confira aqui também: Como fazer maquiagem caipira
Ingredientes para a lasanha

Duas berinjelas grandes cortadas em fatias finas
Óleo de soja
100 g de ricota amassada
Dois tomates cortados em rodelas
Um pacote de queijo ralado
Sal a gosto
Meia cebola ralada
Uma colher de óleo
Dois tomates picados
Manjericão seco ou fresco
Sal a gosto
Orégano

Como fazer Lasanha de berinjela
Primeiro, coloque em uma frigideira um fio de óleo e depois frite as fatias de berinjela e depois espere dourar ambos os lados. Em seguida, coloque as berinjelas em camadas em um refratário untado e depois salpique sal a gosto. Depois, monte no refratário colocando as berinjelas, depois ricota, em seguida as rodelas de tomate e por último a berinjela.

Agora, faça o molho, adicionando em uma panela com óleo a cebola, depois coloque o tomate, as ervas, e por último o sal. Em seguida, aguarde a mistura ferver até o tomate ficar totalmente murcho e adicione água se preciso.

Por fim, coloque o molho por cima da montagem feita no refratário e depois salpique queijo parmesão ralado. Por último, leve ao forno para derreter o queijo e espere começar a dourar, mais ou menos 15 minutos e sirva enquanto ainda estiver quente.

Receita com berinjela: aprenda 3 receitas práticas e saudáveis utilizando berinjela (Fonte: Canva Pro) Receita com berinjela: aprenda 3 receitas práticas e saudáveis utilizando berinjela (Fonte: Canva Pro)

Leia também a seguir: Veja como fazer detergente caseiro com apenas 3 ingredientes
Receita com berinjela recheada
Desse modo, nessa segunda receita você poderá aprender a fazer uma receita com berinjela recheada que além de saborosa, também é bem fácil de fazer. Além do mais, também é um prato perfeito tanto para o dia a dia quanto em momentos especiais. Assim, também é válido ressaltar que se trata de uma receita econômica e com ingredientes acessíveis.
Ingredientes para a berinjela

2 berinjelas partidas ao meio
½ xícara (chá) de proteína da soja
2 xícaras (chá) com água quente
1 colher de azeite
2 dentes de alho espremidos
1 cebola média ralada
Tempero verde picado a gosto
1 tomate médio picado
Sachê de caldo de vegetais
½ xícara de queijo ralado
Orégano a gosto

Como fazer berinjela recheada
Dessa forma, com as berinjelas já partidas ao meio, coloque para cozinhar apenas na água e sal por cerca de 3 minutos, depois escorra a água e reserve. Em seguida, após as berinjelas esfriarem, retire a polpa delas cuidadosamente e reserve mais uma vez. Logo depois, coloque a proteína da soja para cozinhar por 10 minutos, mas deixe de molho antes.

Sendo assim, após cozinhar escorra a água e reserve enquanto refoga alho e cebola no azeite até murcharem. Por fim, junte nessa panela a soja, a polpa da berinjela, o tomate, o caldo de vegetais, a cebolinha e deixe cozinhar por mais ou menos 5 minutos. Para finalizar, salpique o queijo ralado e o orégano e deixe gratinar por cerca de 20 minutos antes de servir.

Receita com berinjela: aprenda 3 receitas práticas e saudáveis utilizando berinjela (Fonte: Canva Pro) Receita com berinjela: aprenda 3 receitas práticas e saudáveis utilizando berinjela (Fonte: Canva Pro)
Receita de torta com berinjela
Portanto, na última receita, você não pode deixar de experimentar essa torta rápida de berinjela, muito saborosa e nutritiva. Além do mais, o melhor é que a receita é bem rápida de fazer e prática. Também, acaba sendo o lanche da tarde perfeito para quem gostaria de comer algo saudável.
Ingredientes da torta
Para o recheio

2 colheres de azeite
1 berinjela cortada em cubos
½ colher de chá de sal
Orégano e pimenta-do-reino a gosto
1 tomate sem pele e semente
Queijo ralado muçarela

Para a massa

3 ovos inteiros
2 xícaras de leite integral
1 cubo de caldo de legumes
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de fermento

Como fazer a receita de torta com berinjela
Antes de tudo, comece preparando o recheio, coloque o azeite em uma panela para aquecer. Logo depois, adicione a pimenta-do-reino, o sal, a berinjela e depois o orégano. Em seguida, refogue esses ingredientes até todos ficarem macios e depois reserve. Por último, coloque o queijo, o manjericão, e tomate e depois reserve novamente.

Após isto, prepare massa colocando no liquidificador todos os ingredientes da massa e bata até virar uma mistura homogênea. Posteriormente, coloque a massa em uma assadeira untada e coloque por cima a berinjela e a mistura feita com tomate, por último, e mais importante, coloque a muçarela. Para finalizar, coloque a torta no forno por mais ou menos 40 minutos, depois sirva ainda quente.

Leia a seguir: Guia de iniciantes para criar sua horta em casa

Atuando como Redatora há cerca de um ano, pude descobrir na escrita um universo de possibilidades e conhecimentos. Além disso, atuo na área administrativa e atendimento ao público há mais ou menos oito anos. Ou seja, o trabalho com comunicação está presente desde o início da minha trajetória profissional. Busco através da escrita crescimento pessoal e profissional, além de encantar e informar pessoas sobre variados assuntos.