Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
detergent

Veja como fazer detergente caseiro com apenas 3 ingredientes: você nunca mais gastará com esse produto

Salvador, 21 de junho de 2022, por Janaina Brito – Já pensou em economizar no final do mês na conta dos produtos de limpeza? A variedade de marcas e funcionalidades é enorme, porém, assim como para todos os itens, os preços aumentaram. Em tempos de crise, um detergente caseiro pode ser a solução para manter tudo limpinho e gastando pouco.

Assim, o objetivo aqui é criar uma combinação de 3 produtos que, juntos, são tão eficazes quanto o detergente comum. Afinal, não é de hoje que diversos ingredientes da despensa são famosos por sua ação poderosa na hora da limpeza. Aprenda agora, no Agro Notícias, como fazer um detergente caseiro e confira como ele pode fazer bem ao seu bolso.

Leia mais: Faça seu próprio removedor de gordura caseiro: barato e eficiente, você não vai se arrepender de usá-lo

Detergente caseiro (Fonte: iStock) Detergente caseiro (Fonte: iStock)
Como preparar detergente caseiro
Além de economizar, essa alternativa é perfeita se você busca evitar as substâncias químicas que acompanham os produtos de limpeza comuns. Elas são a principal causa de irritações, alergias e seus resíduos costumam ser um problema para o ambiente também.

Segundo a redação da revista Casa Vogue, em 05 de junho de 2020, os 3 ingredientes-chave dessa misturinha são o sabão de coco, o álcool e o bicarbonato de sódio. O sabão será a base do detergente, garantindo a formação de espuma e a ação desengordurante.

Ademais, o álcool é antisséptico, ou seja, uma ótima opção para matar microrganismos. Já o bicarbonato, é desinfetante e possui ação contra manchas, além de agir desentupindo ralos e como desodorizante. Desse modo, quando juntos, esses produtos são eficazes para lavar a louça e podem ser utilizados, inclusive, na limpeza de roupas e da casa como um todo.

Confira: Faça seu próprio desinfetante caseiro com apenas 3 ingredientes e pare de gastar dinheiro
Passo a passo
O preparo é muito simples. Você só vai precisar de:

100 g de sabão de coco natural em barra;
1,5 ml água;
25 ml de álcool;
1 colher de sopa de bicarbonato de sódio;
Casca de 1/2 limão (ou 5 gotas do seu óleo essencial favorito).

Coloque a água para ferver e acrescente o sabão de coco em pedaços até derreter. Em seguida, adicione o álcool, o bicarbonato e o material que você escolheu para perfumar o seu detergente. Mexa tudo e espere esfriar, depois é só começar a usar.

Outrossim, você pode substituir o álcool por suco de limão na hora de produzir o detergente. O limão é um desengordurante poderoso, sendo um bom incremento para essa receita. É possível também associar esse detergente caseiro com o vinagre branco para fazer um limpador multiuso, ótimo para retirar limo, manchas de mofo e eliminar o mau odor.

Veja, também: Limpar ferrugem de inox com produtos caseiros: mais fácil do que você pensa, confira