Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
frutas que aumentam a glicose-Foto: Canva Pro
frutas que aumentam a glicose-Foto: Canva Pro

Diabéticos devem evitar frutas que aumentam a glicose? Veja a opinião de especialistas a respeito e conheça 4 frutas com baixo teor de açúcar

Montes Claros, 22 de junho de 2022, por Diego Rodrigues- Será mesmo que existem frutas proibidas para diabéticos? Pois, no post de hoje, você vai ficar conhecendo algumas frutas que aumentam a glicose, e que muita gente nem tem ideia. Além disso, vamos mostrar a opinião de um especialista em nutrição a respeito do consumo desses alimentos por portadores da diabetes. Acompanhe!

A princípio, a maioria dos alimentos naturais não são prejudiciais à saúde do ser humano. No entanto, isso muda de acordo com o contexto alimentar. Por exemplo, o açúcar da rapadura, que pode ser prejudicial a portadores da diabetes, mas é essencial para praticantes de atividades físicas. Portanto, é preciso avaliar cada situação individualmente. Dito isso, veja o caso destas frutas que aumentam a glicose.

Veja também: Alimentos que ajudam a desintoxicar o corpo: 3 opções saborosas para enriquecer a sua dieta e aumentar a imunidade
Diabéticos podem comer frutas que aumentam a glicose?
É fato que frutas como a banana, a manga, a ameixa preta e mamão possuem maior teor de glicose. Contudo, em uma entrevista publicada por Jonatas Martins no site Metrópoles, em 20 de janeiro de 2022, a nutricionista Thaiz Brito afirma que portadores da diabetes não devem evitar o consumo de qualquer fruta. A grosso modo, a especialista explica que a preocupação deve estar em relação com as quantidades ingeridas diariamente. Ou seja, a ingestão deve ser feita de forma moderada e aliada a uma dieta equilibrada.

frutas que aumentam a glicose-Foto: Canva Pro frutas que aumentam a glicose-Foto: Canva Pro

Saiba mais: Sua saúde agradece: aprenda como tirar agrotóxico do feijão em poucos passos
4 Frutas mais indicadas para portadores da diabetes tipo 2
“Por serem ricas em fibras, as frutas podem ajudar o paciente, pois controlam os níveis de açúcar no sangue.” Esta afirmação foi feita por Edson Credidio, nutrólogo e pesquisador da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em um artigo publicado por Samantha Cerquetani no site UOL, na data de 31 de maio de 2019. Nesse sentido, veja 5 sugestões de frutas mais indicadas para diabéticos:

Maçã: por conter uma fibra chamada pectina, que diminui a absorção de açúcar pelo organismo;
Abacate: por ser rica em proteínas e pobre em carboidratos. Contém ácidos graxos que ajudam a combater a diabetes;
Amora: muito recomendada, principalmente na forma de chá, pois contém carotenóides e fitonutrientes importantes para o controle da doença;
Limão: contém agentes capazes de diminuir a viscosidade do sangue e protege veias e artérias. Além disso, promove o bom funcionamento do pâncreas e trata pequenas hemorragias.

Considerações
Todas as sugestões acima foram extraídas das orientações do nutrólogo e pesquisador Edson Credidio, citado acima. Do mesmo modo, a afirmação de que portadores da diabetes podem consumir frutas que aumentam a glicose, é atribuída a nutricionista Thaiz Brito, e não uma opinião isolada do Agro Notícias.

Você também pode gostar: 2 sucos que aumentam a imunidade: veja quais são e aprenda como prepará-los em poucos minutos

Sou músico polivalente, tenho 35 anos e sou morador da cidade de Montes Claros /MG. Hoje, atuo como redator em tempo integral e sou estudante do curso: Artes Música, pela Universidade Estadual de Montes Claros. Aos 11 anos descobri que tinha facilidade com escrita e desde então, venho tentando me aprimorar.