Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Turbine suas plantas com excelente adubo de casca de banana: aprenda a fazer e como usar na sua plantação - Foto: Canva
Turbine suas plantas com excelente adubo de casca de banana: aprenda a fazer e como usar na sua plantação - Foto: Canva

Turbine suas plantas com excelente adubo de casca de banana: aprenda a fazer e como usar na sua plantação

Florianópolis – SC, 14 de junho de 2022, por Catherine Eleanor, bióloga – Veja como fazer adubo de casca de banana de forma bem simples e eficaz. Além de tudo, sem gastar nada e ainda fazendo reaproveitamento daquilo que iria para o lixo.

Para começar, você vai precisar guardar as cascas das bananas. Caso não a consuma em grande quantidade, então, vá guardando até que tenha pelo menos 6 unidades, quando já dá para fazer o adubo. Sendo assim, congele as cascas para não estragarem ou dar mau cheiro na geladeira.

Veja depois: 3 flores para você plantar na lua minguante e aproveitar um ótimo cultivo

Como fazer adubo de casca de banana
Antes de tudo, separamos dois processos rápidos e suas variações. Assim, você poderá escolher qual melhor se encaixa na sua rotina.
Mistura com apenas cascas e água
Vamos precisar de: 6 cascas de banana para cada 5 litros de água. Contudo, evite água com cloro, por isso, o melhor é ferver ou filtrar antes. Se tiver um liquidificador, bata com a quantidade de água que cabe no copo e, depois, misture o restante da água no recipiente maior. Caso não seja possível bater no liquidificador, apenas picar as cascas e deixar de molho por pelo menos 2 dias antes de usar já é o suficiente.

Turbine suas plantas com excelente adubo de casca de banana: aprenda a fazer e como usar na sua plantação - Foto: Canva Turbine suas plantas com excelente adubo de casca de banana: aprenda a fazer e como usar na sua plantação – Foto: Canva
Adubo de cascas com outros restos de comida
Além da casca de banana, esse adubo levará também cascas de ovos, borra de café e cascas de batata ou tubérculos. Do mesmo jeito que a outra receita, o ideal é bater com água, não coar e misturar tudo.

Aqui, o ideal é colocar para secar cascas de ovos e depois pisá-las, tudo isso antes de colocar no adubo. As medidas não necessitam precisão, contudo, para evitar exageros, o ideal é o máximo de 1 xícara de cada ingrediente mencionado para 5 litros de água.

Feito isso, basta aplicar a misturinha de adubo de casca de banana pura ou com mix de lixo orgânico, diretamente na terra. Sempre que for adubar, coloque apenas no canteiro e em volta do caule e nunca jogue sobre as folhas ou galhos. Visto que, isso pode atrair muitos insetos e animais como ratos e outros roedores.

Na matéria de Gustavo Frank, de 13 de março de 2021, da coluna De Nossa, do site UOL, há um jeito de fazer fertilizante com todos esses ingredientes mencionados. Contudo acrescenta-se o leite e, até mesmo, canela para a fabricação do adubo natural.

Assim, leia também: Amadurecer o abacate mais rápido; veja dicas para aproveitar a fruta hoje
Posso usar casca de banana nas plantas?
Sim! Pode e deve-se aplicar esse adubo simples e natural. Porém, depois de aplicar na terra, cubra com folhas para garantir que a decomposição seja lenta e não atraia animais indesejados ao local. Caso contrário, o adubo poderia atrair moscas.

A serrapilheira, que é a cobertura de folhas, é, além disso tudo já dito, um alimento para o solo e conservadora de umidade no local. Isso evita a perda de água e faz barreira física para o seu adubo. Essa barreira serve tanto para a água das regas ou chuva. Afinal, não queremos que a água lave o adubo, já que é para ser absorvido lentamente. Confira mais dicas aqui no Agro Notícias e faça um excelente substrato.
O que tem de bom nessa mistura?

Matéria orgânica, ou seja, fibras e material que servirá de comida aos micro-organismos presentes no solo;
NPK: nitrogênio, fósforo e potássio. Estes minerais são essenciais para a vida vegetal. Além de vitaminas e outros minerais.

Por fim, fica claro o quanto o adubo de casca de banana é um elemento tão fácil de fazer quanto necessário. Assim, é hora de colocar a mão na massa!

Veja também: Confira a importância de um canteiro bem feito para a horta: veja essas 3 opções de materiais para fazer

Olá! Aqui fala uma goiana que mora em Santa Catarina. Sou bióloga e minhas áreas de experiências são: homeopatia, plantio orgânico, agrofloresta, receitinhas de plantas com seus usos corretos e princípios ativos. Tudo na área vegetal, então comigo vai aprender tanto ensinamentos sobre as plantas, seus usos e como cultivá-las, também alguns preparos como cosméticos naturais e ainda mais, tinturas, bioconstrução e várias dicas importantes. Vem comigo.