Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Veja o que acontece se você regas as plantas com vinagre: depois disso suas plantas serão outras! Foto: Canva
Veja o que acontece se você regas as plantas com vinagre: depois disso suas plantas serão outras! Foto: Canva

Veja o que acontece se você regas as plantas com vinagre: depois disso suas plantas serão outras!

São José dos Campos-SP, 18 de junho de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – Ter plantas em casa é algo agradável e bom até mesmo para melhorar a qualidade do ar. Mas temos que cuidar desses itens e uma das dicas é usar o vinagre como grande aliado. E o blog Mato Grosso é Agro vai falar um pouco sobre o assunto.

Primeiramente, vale lembrar que devemos e precisamos regar as plantas com água. Contudo, o vinagre também é um recurso válido para algumas situação e pode ajudar no crescimento de suas plantações caseiras.

Veja em seguida: Fraldinha assada no forno: coloque manteiga, alho e alecrim para sentir a explosão de sabores!

Qual o efeito do vinagre nas plantas

Então, uma das grandes vantagens de regar as plantas com o vinagre é o efeito fungicida. Isto é, esse produto vai ajudar a evitar que fungos e, até mesmo, algumas pragas possam danificar as suas plantas, sejam elas quais forem. Inclusive, aqueles pulgões desagradáveis, que ameaçam plantações inteiras, não vão resistir ao uso do vinagre. Afinal de contas, como já diz o velho ditado: ‘vinagre faz milagre’.

Entretanto, não é aconselhável jogar o vinagre diretamente na planta ou nas folhas. Por isso, devemos fazer uma misturinha para garantir um crescimento saudável.

Veja o que acontece se você regas as plantas com vinagre: depois disso suas plantas serão outras! Foto: Canva
Veja o que acontece se você regas as plantas com vinagre: depois disso suas plantas serão outras! Foto: Canva

Como usar o vinagre nas plantas

Agora, podemos pegar o equivalente a duas ou três colheres de sopa de vinagre, outras duas de açúcar e mais um litro de água. Desse modo, vamos misturar tudo em um recipiente, até deixar bem uniforme e homogêneo.

Veja em seguida: O vaso para plantar orquídea é um dos primeiros itens a se observar para o cultivo saudável da flor; saiba escolhê-lo

Após ficar pronto, coloque em um borrifador e passe nas folhas e na raiz da planta. No entanto, sempre tome cuidado para não exagerar e não encharcar as plantas. Isso porque, muitas delas são sensíveis ao excesso de água e podem eventualmente não resistir.

Saiba como fazer misturinha com vinagre

Outra possibilidade interessante para as plantas é fazer outra misturinha, desta vez do vinagre branco com o suco de limão. Desta maneira, faça o equivalente a um copo de suco da fruta e misture com cerca de um litro do vinagre.

Em seguida, vai misturar até deixar a solução também homogênea, como no exemplo anterior. Desse modo, coloque tudo em um borrifador e espalhe pelas plantas que tiver no jardim. Assim, vai perceber que, em pouco tempo, suas plantas vão ficar ainda mais vivas e as folhagens vão ficar mais firmes. Além disso, podem durar ainda mais tempo.

Veja em seguida: Deixe seu quintal mais bonito com a rosa do deserto; saiba tudo sobre ela e seus cuidados essenciais

Biografia profissional: Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté), e que trabalha também no jornal OVALE, no portal Manezinho News e nos blogues do grupo Diário Prime, EmaisMT, Tecnotícias e FolhaGo.