Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Rosa-do-deserto (Reprodução Canva Pro)

Deixe seu quintal mais bonito com a rosa do deserto; saiba tudo sobre ela e seus cuidados essenciais

Salvador, 18 de junho de 2022, por Raíly Fortunato. A Adenium obesum, conhecida popularmente por rosa-do-deserto é uma planta herbácea originária da África do Sul. Sua floração pode ser exorbitante, com diversas tonalidades, que podem variar entre amarelas, roxas, brancas, tons negros, além das mais encontradas, como as rosas e vermelhas. Seu caule é grosso na base que se afina no topo, com folhas dispostas em aspirais e agrupada nas pontas.

A rosa-do-deserto pode ser encontradas em vasos pequenos ou grandes na floricultura, mas, pode até mesmo chegar a 4 metros de altura e 1 metro de largura se cultivada no ambiente de origem. Por ter uma beleza exorbitante e exótica, essa espécie é bastante requisitada para decorar ambientes internos e jardins. Desse modo, iremos te ensinar todos os cuidados que você precisa ter para manter sua flor desértica.

Acesse: Jade-vermelha na decoração do jardim: saiba tudo sobre esse belo arbusto florido
Ambiente ideal para a rosa-do-deserto
O seu nome faz jus ao tipo de ambiente que essa planta melhor se adapta: ao local desértico, com baixa umidade e muito calor. Portanto, você precisa dispor a sua rosa-do-deserto em um local na sua casa com iluminação direta do sol, com pelo menos 6 horas de exposição diária. Caso more em apartamentos, mantenha a sua planta próximas às janelas ou em sacadas. Ademais, a temperatura ideal para o desenvolvimento da planta precisa ser mais elevada, evitando as menores de 14 °C.
Preparando o vaso
Apesar de serem adeptas ao local mais quente, ainda assim a sua planta precisa de água. Todavia, o vaso precisa estar bem preparado para evitar que o solo fique encharcado. Portanto, é importante que sejam mantidas em recipientes com alta drenagem. Comece por cobrir todo o fundo do vaso com pedras e uma manta de TNT ou tela plástica, de modo a conter as raízes. Ademais, para que o solo seja leve, o substrato precisa ter uma mistura proporcional com 2/3 de areia para 1/3 de terra preparada.

Rosa-do-deserto (Reprodução Canva Pro) Rosa-do-deserto (Reprodução Canva Pro)
Rega adequada
Para a rega da rosa-do-deserto é importante ter controle sobre quantidade de água. É essencial não aguar muito o solo para evitar o apodrecimento das raízes. Dessa maneira, mantenha a terra úmida, mas não encharcada, assim, molhe apenas quando o solo já estiver com aspecto ressecado e isso vai depender de diversos fatores, como o clima. Não existe uma regra para fazer a irrigação da planta. Desse modo, apenas observe diariamente o solo e molhe de acordo com a necessidade.

Confira também: Como ter flores no jardim o ano todo: saiba como manter o espaço sempre florido, com esse revezamento de espécies
Adubação
Para que seu caule fique exuberante e suas lindas flores se desenvolvam é preciso também ter um substrato bem adubado. De acordo com o site Terra, em 05 de setembro de 2019, seu solo precisa ser misturado com algum tipo de adubo rico em nitrogênio, como o húmus de minhoca. Portanto adicione a terra com a areia.

Entretanto, caso opte por utilizar outros fertilizantes específicos para a rosa, evite adicioná-los diretamente nas raízes, pois podem queimar a raiz da planta, além de levar à queda das folhagens. Outras opções de adubação caseira podem ser feitas com casca de ovo ou carvão triturados, borra de café, ou casca de banana desidratada.
O que fazer quando a planta apodrece?
Nem tudo são flores! Como já mencionado, alguns fatores como a rega excessiva podem levar ao apodrecimento das raízes da rosa-do-deserto, mas, não e preocupe, pois existe uma solução. Portanto, você precisará retirar a planta da terra, fazer uma limpeza de todas as raízes e cortar todas as partes apodrecidas.

Após esse processo, pendure a planta em um ambiente sombreado para que os cortes possam cicatrizar, o que leva um período de 5 a 6 dias. Agora, replante novamente no vaso com um novo substrato, mantendo a planta em um local com sombra por cerca de 4 dias.

Por fim, nós do portal Agro Notícias esperamos que você tenha aprendido todos os cuidados que você precisa ter para cultivar a rosa-do-deserto na sua casa. Ademais, não deixe de compartilhar nosso conteúdo com os amantes da espécie, para saberem a melhor forma de manter a rosa-do-deserto sempre exuberante.

Veja e se surpreenda: Saiba tudo sobre a flor sálvia-azul: deixe seu jardim mais belo e colorido com essa linda espécie

Sou da Bahia, já estudei em escola técnica em Agroecologia, sou simpatizante da área e adoro estar em contato com a natureza e os animais. No momento, estou em graduação na Universidade Federal da Bahia. Espero poder utilizar os conhecimentos adquiridos e o gosto pela escrita e leitura de modo a ajudar cada vez mais as pessoas e me manter em constante aprendizado também nesta plataforma.