Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Detritos de cozinha( Reprodução Canva)
Detritos de cozinha( Reprodução Canva)

Detritos de cozinha são recicláveis ou orgânicos? Esclarecemos essa dúvida recorrente

Curitiba, 18 de junho de 2022, por Caroline Fortunato- Os detritos de cozinha estão presentes em nosso dia a dia e, muitas vezes, ficam dúvidas de como descartá-los. Por isso, mostraremos a maneira correta para realizar esse processo para que realize da maneira correta.

Dessa forma, você saberá distinguir se os detritos de cozinha são resíduos orgânicos ou recicláveis e como esses resíduos podem ser reutilizados. Confira agora mais informações sobre esse assunto.

Confira também: Aprenda a fazer luminária com garrafa PET para o jardim; deixe seu cantinho ainda mais aconchegante

Detritos de cozinha( Reprodução Canva) Detritos de cozinha( Reprodução Canva)
Detritos de cozinha
O site Wikipédia traz uma definição do que seriam os detritos orgânicos, ou seja, os detritos de cozinha. Dessa maneira, essas sobras de vegetais ou animais não possuem utilidade, adquirindo uma necessidade de descarte correto, para que não causem problemas e nem gerem doenças.

Ou seja, esses detritos geralmente são alimentos ou qualquer coisa biodegradável. Dessa maneira passam por um processo e retornam como matéria orgânica. Os detritos, em geral, podem ser qualquer coisa, desde lixos a resíduos e restos. Já os resíduos orgânicos, sobras de vegetais ou animais

Existe uma grande diferença entre o que é orgânico e reciclável. Sendo que, o lixo orgânico se compõe de resíduos que possuem origem vegetal ou animal, por exemplo: frutas, legumes, cascas. Entretanto, o lixo reciclável ou inorgânico é produzido pelo homem como, por exemplo: vidro, plásticos, papelão. Esses podem ser reciclados, mas não se decompõem na natureza com facilidade, sendo que esse processo pode levar milhões de anos.

Ademais, veja: Como fazer sabão com óleo usado: economia, reciclagem e um produto de qualidade
Como reutilizar resíduos orgânicos e recicláveis?
Os resíduos orgânicos não podem ser reciclados porque se degradam com facilidade e soltam um líquido chamado chorume. O que, então, se pode fazer? A compostagem doméstica, dessa maneira, irá reutilizar os resíduos orgânicos ao invés de descartá-los. Além disso, você terá em casa um adubo sustentável que lhe auxiliará no cultivo de hortaliças e plantas.

Já os resíduos recicláveis, existem diversos tipos e maneira de separá-los. São duas as maneiras mais comuns. Você pode reciclar em casa ou colocá-los em locais de coleta que irão reutilizar esses materiais. Isso é feito que para, com esse processo, os resíduos transformem-se, reduzindo a quantidade de lixo que se produz diariamente. Confira agora alguns tipos de reciclagem:
Vidro
Precisa ser descartado na lixeira verde para materiais descartáveis. Entretanto, antes de selecionar esse material é necessário tomar certos cuidados, visto que pode ser um perigo para você ou para quem irá coletá-lo. Por exemplo, enrolar em um papel grosso para que ninguém se machuque e escrever um alerta como: ” vidro quebrado” é uma boa saída.
Papel
A lixeira destinada para o papel é a de cor azul. Entretanto, nem todo produto feito de papel pode ser reutilizado. Contudo, os considerados reaproveitáveis são: livros, revistas, jornais, caixas de papelão e papeis utilizados em escritórios. Enquanto isso, os que não podem ser reutilizados são: guardanapos, lenços de papel, papel higiênico e os sujos com gordura e outras sujeiras.
Metal
Os objetos metálicos não podem ser reciclar, mas, precisam de descarte. A cor da lixeira é a amarela. Entretanto, objetos feitos de aço, cobre, chumbo, ferro ou ferrosos são possíveis de se reciclar e reutilizar. Uma prática comum é a reciclagem de latinhas de alumínio. Nesse caso, para poder descartá-la, amasse-as ou as prense antes.
Plástico
Para esses resíduos se utiliza as lixeiras vermelhas. Esse material costuma ser o mais reciclados dentre os outros exemplos que trouxemos. Dentre eles: brinquedos, copos, garrafa pet, canos e vários outros podem se transformar em algo novo.

Por fim, o site Agro Notícias reafirma a importância da reciclagem para o meio ambiente. Dessa forma, agora que sabe a diferença entre os detritos de cozinha e os resíduos recicláveis pode realizar a reparação sem problemas.

Continue vendo: Escolher cloro para piscina: em barra, em pó ou líquido? Saiba as peculiaridades de cada um e tenha o melhor custo benefício

 

Sou baiana, atualmente moro em Curitiba e faço mestrado em Políticas Públicas(UFPR). Tive participação na organização de vários projetos, desde o ensino médio com a formação técnica em Turismo, até contribuição na graduação através da construção de uma Empresa Jr. de Empreendedorismo. Adquirindo gosto pela escrita e descoberta de temas, assim desejo continuar a contribuir, aprender novos conhecimentos.