Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
relacionamento abusivo - Reprodução Pixabay
relacionamento abusivo - Reprodução Pixabay

Como saber que você está em um relacionamento abusivo? saiba detalhes

Nova Mutum, 01 de julho de 2022, por Camila Vicente – Nesta sexta-feira iremos falar sobre relacionamento abusivo. Aliás, iremos tratar das características, como acontece e as formas de sair dessa situação.

A saber, um relacionamento abusivo é situação em que uma das partes no relacionamento, exerce excesso de poder e influencia sobre a outra. Assim, dentro dessa relação, a parte sempre será inferiorizada, tornando a vida difícil. Fique por dentro de outras matérias no ÉMAisMT.

Outrossim, no relacionamento abusivo não é necessário a agressão física para configurar a abusividade. Muito mais que o físico, esse tipo de relação fere de diversas formas uma pessoa. É exemplo, a violência psicológica, emocional, sexual e financeira que são mais difíceis de identificar.

Um dado importante a ser mencionado é quando tratamos do crime de feminicídio, sendo um resultado dos abusos físicos e psicológicos. Assim, o principal intuito desta matéria é lhe auxiliar identificar esse tipo de relacionamento, e fugir enquanto há tempo.

No Brasil, um dado crítico, trata-se do índice de mulheres que sofrem com o machismo, violência doméstica, opressão, e outros que podem levar a fins trágicos. Ademais, os abusos no relacionamento não ocorrem somente em relações heterossexuais, também é muito comum nas relações homoafetivas. Importante frisar que o abuso pode se dar de forma sutil, sem que a pessoa perceba de imediato.
Formas mais comuns de abuso
Primeiramente, da forma com previsão legas na lei Maria da Penha, que se trada do controle financeiro, exposição da vida íntima, e a imposição da pratica de atos sexuais forçados. Aliás, essa lei 11.340/2006 é a principal que visa enfrentar a violência contra a mulher e é uma das três melhores legislações do mundo.

As principais formas de violência doméstica no Brasil são: Humilhação, como por exemplo a diminuição da autoestima, retirar a liberdade de crença, induzir a mulher a achar que está ficando louca, controlar a opinião, obrigar o aborto ou impedir que previna a gravidez, reter documentos, quebrar objetos da mulher, entre outros.
Pandemia e aumento dos abusos no relacionamento
A saber, o período de pandemia intensificou os quadros das violências sofridas. Com um registro 40% maior que do ano de 2019, anterior ao Covid-19. Durante o primeiro ano de pandemia o registro foi superior a cem mil denúncias pelo 180 e Disque 100 que representam um índice de 30% de todas as ligações no ano de 2020.

Os principais sinais de que você está entrando em um relacionamento abusivo é o desrespeito, as ofensas, o controle que a pessoa passa a exercer sobre sua vida, passar por cenas de humilhação, passar a pedir permissão ou autorização para todas suas ações, e a constante reprovação pelos atos e por fim, o sentimento de culpa da vitima.
Sair de um relacionamento abusivo; saiba como
Por fim, sair de um relacionamento abusivo depende muito da situação em que a vítima se porta diante dos fatos. Assim, é importante sempre buscar ajuda, conversar com alguém próximo e confiável, buscar os canais de denúncias e nunca esquecer que, qualquer pessoa que passa por uma das situações descritas acima, necessita de ajuda medica.

Nascida em São Paulo, SP. moradora na cidade de Nova Mutum, Mato Grosso. Formada em Direito, Aficionada por comunicação social, Jornalista do caderno Diário Prime! Redatora de notícias que ama ouvir uma boa música e praticar esportes. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para : Whatsapp: 065999612936 ou E-mail: [email protected]