Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
reprodução - pyxabay
reprodução - pyxabay

Crescimento de construções no estado mesmo em meados de crise; saiba mais

Nova Mutum dia 20 de junho de 2022 por Camila Vicente – Nesta segunda-feira iremos falar sobre o aumento de construções no Estado do Mato Grosso. Aliás, mesmo em tempos de crise visto o período de pandemia, e os efeitos da guerra na Ucrânia o setor é o mais alto registrado. Saiba mais aqui no ÉMaisMT.

Ademais, dados registrados pelo IBGE informam que o Mato Grosso tem o maior Índice Nacional da Construção Civil do País com uma alta de 4,14% de variação inflacionária do setor no mês de março. O preço do metro quadrado bateu recorde com dado de R$ 1.545,52 sendo o segundo valor mais alto da região, perdendo somente para o DF.

Essa majoração é agregada principalmente em decorrência do aumento no custo do pessoal e dos insumos. Segundo informações do gerente do Sinapi, Augusto Oliveira:
“Os dois maiores aumentos entre os estados foram decorrentes, justamente, das altas nas categorias profissionais”
Veja também: Queimadas no período da seca podem resultar em aumento na fatura de energia; saiba mais detalhes:

reprodução - pyxabay Reprodução – pyxabay – Contruções – IPG-M.
A luta para sair do Aluguel e obter a casa própria:
Muitas famílias no estado vivem em situação de dificuldade financeira. O Brasil é um dos países que possui o maior índice de taxa de impostos e juros do mundo e isso na mesa do trabalhador pesa de tal forma que se torna difícil pensar na sobrevivência e ao mesmo tempo no peso de uma alta parcela para a obtenção da casa própria.

Um marco importante em meio a tantos problemas é a lei 14.216/2021 que suspendeu o despejo de inquilinos durante a pandemia e sua prorrogação que durou até o mês de março deste ano, dando aí um prazo maior para que as pessoas possam se organizar com as contas.

Um registro que passou a ser recorrente é a aquisição de terreno por parte das famílias que são reféns do aluguel. Muitos presenciam moradias em madeira e fora das normas e leis municipais, fato que torna cada vez mais notório que as pessoas estão optando por uma parcela de um terreno em contrapartida ao aluguel.

Veja também: Sem coragem de fazer esteira, Gkay pede ajuda para Safadão; confira!
Aumento dos alugueis no país induz brasileiros a optarem por aquisição de imóveis
O IGP-M é conhecido como “inflação do Aluguel”, visto que o reajuste anual do aluguel é baseado por ele e calculado mensalmente. Conforme registro da Fundação Getúlio Vargas no dia 28 de janeiro de 2022, o índice geral de Preços – IGP-M registrou alta de 1,82%, calculando um acúmulo provável de 16,91%. Logo, é um amento significativo para as pessoas que possuem contrato para vencimento no próximo ano.

Em resumo, torna compreensível em meio a crise e inflação que muitas famílias deixem de se vincular do aluguel e passem a investir com uma visão futurística na moradia própria. Isso porque o custo atual de um aluguel está inviável, fazendo com que um atual endividamento e futura segurança seja mais aceitável aos olhos do brasileiro.

Veja também: O que Gloria Maria, Nicole Bahls e Manu Gavassi tem em comum; confira

Nascida em São Paulo, SP. moradora na cidade de Nova Mutum, Mato Grosso. Formada em Direito, Aficionada por comunicação social, Jornalista do caderno Diário Prime! Redatora de notícias que ama ouvir uma boa música e praticar esportes. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para : Whatsapp: 065999612936 ou E-mail: [email protected]