Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Desemprego - Reprodução Pixabay
Desemprego - Reprodução Pixabay

Desemprego no Brasil revela dados alarmantes; saiba mais

Nova Mutum, dia 02 de julho de 2022, por Camila Vicente – Neste sábado iremos falar sobre o aumento do desemprego no Brasil. Ademais, também iremos falar sobre algumas situações que ocasionaram este fator e demais pontos abrangentes.

Outrossim, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgou no dia trinta de junho dados que indicam percentual de 9,9% a 10,3%. Assim, mesmo com essa queda, hoje o numero de desemprego chega a 10,6 milhões. Confira outras matérias aqui no ÉMaisMT.

Em mesmo sentido, usa-se o termo “subutilização” para as pessoas que se enquadram como desempregados, para quem trabalha menos do que poderia, ou que não procurou emprego mesmo estando disponível para trabalhar.

A saber, o número de pessoas considerado subutilizado regrediu mais ainda. Aliás. chegou a 21,8% no primeiro trimestre deste ano. Por fim, cabe salientar que no anos de 2021 o registro é de queda de 1,7 ponto percentual.

A princípio, o Brasil registra uma queda de 11,5% no numero de desempregados, ou seja, 1,4 milhões de pessoas neste trimestre conseguiram um emprego em contrapartida aos dados do trimestre anterior. Segundo o IBGE, o Brasil regista pela primeira vez em mais de seis anos o desemprego. trata-se da menor taxa registrada desde janeiro de 2016 quando registrou 9,6 %.
Record registrado no Governo Bolsonaro; menor índice de desemprego
Como resultado, ao percentual disponibilizado, o número de pessoas ocupadas atingiu 97,5 milhões. Aliás, este é o maior já registrado na história desde 2012. O principal a ser mencionado tem relação com o aumento de pessoas empregadas sem o registro em carteira. Logo, esse acontecimento se da pela flexibilização das leis trabalhistas.

Ademais, o principal aumento que ocorreu, trata-se de empregos na área de trabalho doméstico, quase um milhão de, resultando em um aumento de 20% em relação ao ano passado. Cabe salientar que a grande maioria (846 mil) não possuem registro em carteira.
Autônomos em meio a crise; desemprego ainda é uma realidade
Com todos os dados de pandemia, guerra e crise econômica fica fácil entender o motivo de muitas pessoas buscarem saídas para obter uma renda. O emprego autônomo ganhou o mercado e isso facilita quando a relação é de prestação de serviço para outras empresas, visto a ausência de responsabilização por parte do contratante.

Em contrapartida existe também uma situação em que há a prestação de serviço e venda de produtos sem que haja o registro empresarial. ou seja, e tese de forma ilegal. Nota-se muito a venda de produtos artesanais e a venda de alimentos produzidos em casa.

Em conclusão, todo este cenário é um reflexo das crises na economia brasileira. EM um cenário de alta inflação, e juros ainda em alta, o ritmo de melhora no quadro do mercado de trabalho prevê baixas expectativas.

Nascida em São Paulo, SP. moradora na cidade de Nova Mutum, Mato Grosso. Formada em Direito, Aficionada por comunicação social, Jornalista do caderno Diário Prime! Redatora de notícias que ama ouvir uma boa música e praticar esportes. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para : Whatsapp: 065999612936 ou E-mail: [email protected]