Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
The cashew ( Anacardium occidentale, Anacardium curatellifolium ) is a tree in the flowering plant family Anacardiaceae. The plant is native to northeastern Brazil. Its English name derives from the Portuguese name for the fruit of the cashew tree, caju, which in turn derives from the indigenous Tupi name, acajú. It is now widely grown in tropical climates for its cashew nuts and cashew apples.

Plantar caju é possível e você também pode; confira essas dicas e aprenda agora mesmo

Salvador, 02 de julho de 2022, por Janaina Brito – O pé de caju é a típica espécie frutífera que se desenvolve muito bem no Brasil graças a sua preferência por climas tropicais. Porém, quem pensa que plantar caju é uma tarefa difícil desconhece os poucos cuidados que essa planta exige para se manter bela e produtiva.

O verdadeiro fruto do cajueiro, na verdade, é a castanha, mas, por aqui, as maiores aplicações vão para a região avermelhada e carnuda que a maioria das pessoas acredita ser a fruta. Ricas em vitaminas e minerais, ambas as partes são ótimas para a saúde e valem a pena manter no quintal. Assim, confira agora, no Agro Notícias, um passo a passo sobre como plantar caju.

Leia mais: Do plantio a primeira colheita; saiba tudo que precisa sobre o cultivo de mangaba para colher os frutos em poucos anos

Plantar caju (Fonte: iStock) Plantar caju (Fonte: iStock)
Como plantar um pé de caju?
Como dito, o cajueiro se desenvolve bem em regiões de clima quente e seco, com temperaturas em torno de 27°C. Contudo, não é muito resistente ao frio e à ventos constantes, o que pode ser contornado com a aplicação de quebra-ventos, afim de preservar a árvore.

No que diz respeito ao solo, segundo João Mathias em matéria para a revista Globo Rural, em 02 de dezembro de 2013, essa espécie se adapta bem a todos os tipos, mas costuma preferir os arenosos e leves. Entretanto, também é possível fazer o cultivo em substratos argilosos, desde que haja um bom sistema de drenagem de água.

Para começar, invista em mudas enxertadas, visto que o cultivo através de sementes, geralmente, compromete a qualidade de crescimento e produção da frutífera. Quando o plantio for realizado, é preciso que o substrato esteja úmido, o que pode ser feito com o uso de cobertura morta no local.

Abra as covas, retire a muda e posicione-a no centro do buraco, tomando cuidado para não danificar as raízes da planta. Além disso, também é necessário fazer o tutoramento da árvore. Desse modo, prenda à muda uma estaca de cerca de um metro e enterre junto ao tronco.

Veja, também: Não é só enfiar na terra! Aprenda como plantar o caroço do abacate do jeito certo: descubra como fazer a semente germinar
Cuidados após plantar caju
Com o crescimento do cajueiro, é importante fazer as podas de formação, direcionando o desenvolvimento da árvore. Para isso, retire todos os ramos laterais até cerca de 50 centímetros do solo. Outrossim, no que diz respeito as regas, atente-se para manter a irrigação em cerca de 15 litros por semana ou a cada duas, durante o primeiro ano, principalmente se o clima for seco.

Ervas daninhas devem ser evitadas, com a limpeza da área da copa, assim como outras pragas e doenças. Dessa forma os primeiros cajus poderão ser colhidos cerca de um ano após o cultivo. A maturação significa uma cor bonita e uma textura firme da parte carnuda do fruto. Torça o ramo até a fruta cair facilmente.

Viu como é fácil plantar caju? Essa espécie demanda poucos cuidados e pode trazer mais vida para o seu quintal com uma produção farta e frutos deliciosos que irão render polpas, sucos e doces.

Gostou? Continue lendo: Será que é difícil cultivar nozes? Confira esse guia completo e saiba tudo a respeito