Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
3 dicas para utilizar ferramentas de jardinagem corretamente e facilitar sua vida no quintal - fonte: Pixabay
3 dicas para utilizar ferramentas de jardinagem corretamente e facilitar sua vida no quintal - fonte: Pixabay

3 dicas para utilizar ferramentas de jardinagem corretamente e facilitar sua vida no quintal

Itaituba, 2 de julho de 2022, por Leiliane Scherer – Ter um jardim bonito e bem cuidado é o prazer de muitos cultivadores. E para isso, algumas ferramentas são utilizadas nesse processo. No entanto, muitas pessoas não sabem como manusear de forma correta as ferramentas de jardinagem, principalmente se forem iniciantes. Mas hoje, aqui no Agro Notícias, você aprenderá três dicas para utilizar as ferramentas de forma correta.

Existem hoje, muitas ferramentas de jardinagem, para todos os tipos de serviço. Mas, as essenciais são as que trabalham á terra e a poda, como podemos ver nessa matéria do G1, de 20 de dezembro de 2016. Com o manuseio correto, seu jardim logo ficará muito mais bonito e cheio de vida. No entanto, esse processo exige muita paciência e dedicação, para obter o resultado desejado. Então, confira agora essas 3 dicas de como utilizar ferramentas de jardinagem.

Veja também: A planta cróton é fácil de cuidar e deixa qualquer jardim mais bonito; conheça melhor essa espécie

3 dicas para utilizar ferramentas de jardinagem corretamente e facilitar sua vida no quintal - fonte: Pixabay
3 dicas para utilizar ferramentas de jardinagem corretamente e facilitar sua vida no quintal – fonte: Pixabay

Quais são as ferramentas utilizadas?

Veja agora quais são as ferramentas essenciais para cuidar das plantas e ter um jardim muito bonito. Saiba também a forma correta de utilizar cada uma delas, para não causar danos as suas plantas.

Tesoura para poda

Uma das ferramentas de jardinagem essenciais é a tesoura de poda. A poda ajuda a manter o tamanho dos arbustos definidos. Além disso, com a tesoura de poda, você retira o excesso de galhos finos e folhas mortas. Com ela, você também retira flores ou mudas sem danificar a planta.

Mas, para utilizar a tesoura de poda da forma correta, ela precisa estar sempre bem amolada. Pois se não estiver, ao invés de cortar, ela irá “mastigar” o caule ou galho que você estiver cortando. Assim, a planta será danificada, podendo até secar.

Vassoura de jardim

A vassoura de jardim também é uma ferramenta essencial. Com ela, você deixará seu jardim sempre limpo e agradável. No entanto, para fazer o uso na hora da limpeza, não é preciso usar força. Ela, geralmente, é usada para limpar folhas secas ou pequenos galhos. Então, basta passar a vassoura onde eles estão, pois usar muita força vai fazer com que você varra também á terra, causando um acúmulo dela.

Você vai gostar: Conheça melhor o jardim mediterrâneo; veja como criar o seu com essas dicas de plantas e decoração

Pazinha

É bom ter uma pazinha sempre por perto, na hora de cuidar do jardim. Ela irá te ajudar a plantar mudas, cavar covas, adubar, dentre outras funções. No entanto, tome um certo cuidado ao manusear essa ferramenta perto de raízes. Se a pazinha for de material cortante, pode danificar as raízes das suas plantas.

Como cuidar das ferramentas de jardinagem

Após utilizar cada uma das ferramentas de jardinagem é bom limpá-las. Então, faça a limpeza de cada uma e guarde em seguida. Você também deve amolar as ferramentas de corte sempre que necessário. Porém, tome cuidado para não se cortar no manuseio de cada uma.

Antes de você sair: Como limpar o canteiro do jardim? Dica de ouro para deixar bem profissional

Sou Leiliane Scherer, mulher, mãe, esposa e profissional dedicada. Amo ler e escrever sobre os mais variados temas. Atualmente, trabalho como redatora e sigo buscando mais conhecimento a cada dia.