Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
É vantagem ter lava-louças? Tudo que você precisa saber antes de comprar uma (Reprodução: Pixabay)
É vantagem ter lava-louças? Tudo que você precisa saber antes de comprar uma (Reprodução: Pixabay)

É vantagem ter lava-louças? Tudo que você precisa saber antes de comprar uma

Salvador, 23 de maio de 2022, por Marlon Batista – No dia a dia de muitas pessoas, é comum que, a rotina seja bastante corrida devido às diversas atividades do dia. Isso, de uma forma ou de outra, dificulta a execução de atividades comuns, mas que demandam certo tempo como é o caso da lavagem das louças. Por isso, você saberá aqui no Agro Notícias, se é vantajoso adquirir uma lava-louças para sua casa.

De fato, uma lava-louças possui bastante utilidade devido a economia de tempo e praticidade na hora da lavagem dos utensílios. Afinal, basta programar, colocar a louça e, pronto! No entanto, muitas pessoas se perguntam se compensa ter uma máquina de lava-louças, pois a aquisição impacta em fatores como custo de investimento, gasto de energia, gasto de água e etc.

Não perca: Veja como fazer ventilador gelar ainda mais: tenha um ar-condicionado caseiro ao seu alcance

É vantagem ter lava-louças? Tudo que você precisa saber antes de comprar uma (Reprodução: Canva) É vantagem ter lava-louças? Tudo que você precisa saber antes de comprar uma (Reprodução: Canva)
Qual é o consumo de uma máquina de lavar?
Conforme Henrique Martin, em matéria de 11 de março de 2022, para G1, alguns pontos precisam ser considerados na hora dessa aquisição. A propósito, um fator importante a se considerar na compra de qualquer eletrodoméstico é o seu custo de energia e, no caso da máquina de lavar, também, o gasto de água.

Primeiramente, se você cogita comprar uma máquina de lavar-louça e está se preocupando com o consumo de energia, a dica é sempre olhar o consumo padrão de energia. Para isso, antes de comprar, verifique nas especificações se o padrão do consumo de energia é do tipo A. Caso o produto tenha o padrão A, significa que possui um baixo consumo de energia (cerca de 1,2 kWh para a lava-louça). Dessa forma, você irá ter um baixo custo de energia mensal com a sua nova máquina.

Quanto ao gasto de água, você não precisa se preocupar tanto assim. As próprias lava-louças são fabricadas a fim de economizar na quantidade de água gasta, tanto é que, o gasto com água com a máquina é 6 vezes menor em comparação ao que seria lavado manualmente pela gente. Dessa forma, é possível notar a grande economia de água que essas máquinas proporcionam, ou seja, além da sua praticidade, ainda reduzem no gasto mensal de água ajudando o seu bolso e a natureza.

Leia também: Pode colocar papel alumínio na air fryer? Veja isso e não coloque sua saúde em risco
Lava-louça vantagens e desvantagens
Se você está em dúvida se deve ou não adquirir uma máquina de lavar-louças, confira agora algumas vantagens e desvantagens desse eletrodoméstico e as considere na sua escolha.
Economia no seu tempo
Além da economia na energia e água explicadas acima, um ponto forte em se ter uma máquina de lavar em casa é a praticidade e a grande economia de tempo que esse eletrodoméstico irá te dar. Essa economia no tempo é ainda mais vantajosa para aquelas pessoas que não param em casa e que não tem muito tempo. Assim, é adquirir esse eletrodoméstico é uma boa opção.
Lavagens eficientes
Você pode colocar uma grande quantidade de louça da sua máquina que ela irá proporcionar uma lavagem eficiente. Seguindo essa dica, além da praticidade e economia de tempo para lavar os pratos, você estará economizando uma boa quantidade água. É importante também, adicionar a medida certa na quantidade de sabão, não colocando pouco, mas também não cometendo excessos para garantir uma lavagem eficiente.
Custos elevados
Uma desvantagem que se pode citar é o custo no investimento para a máquina de lavar-louça. Existe a vantagem que você irá poder economizar água e energia adquirindo este eletrodoméstico. No entanto, essa questão da eficiência nos consumos irá variar de modelo para modelo, assim como a marca. Por conta dessa lógica, as máquinas mais sofisticadas tecnologicamente e com padrão de consumo menor são mais caras.
Nem tudo pode ser lavado na lava-louça
Se você está pensando em investir numa lava-louça preste atenção no tipo de louça que você possui, já que, nem tudo pode ser lavado na máquina. Isso acontece devido ao material que constitui certas louças que podem ser danificados com a exposição que a lavagem do eletrodoméstico proporciona. A exemplo disso, estão as panelas antiaderentes e louças esmaltadas que podem ter sofrer danos no material de revestimento ao longo de algumas lavagens. Outro exemplo são os recipientes de plástico que podem ser facilmente danificados devido aos jatos e calor da lava-louças.

Leia agora mesmo: Como higienizar máquina de lavar; dicas e truques para deixar limpa sem ter muito trabalho

Baiano, soteropolitano, atualmente estudante de Química do Instituto Federal da Bahia. Utilizando da minha ânsia por conhecimento para a escrita, compartilhamento de informações e tópicos que irão te ajudar nas mais variadas situações.