Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Luz branca ou amarela (Reprodução: pexels)
Luz branca ou amarela (Reprodução: pexels)

Luz branca ou amarela: saiba as diferenças e como escolher a ideal para cada ambiente

Salvador, 5 de junho de 2022, por Pedro Lucas – Na hora de planejar a iluminação sempre surgem algumas dúvidas. Entre a luz branca ou amarela, qual vai trazer uma melhor intensidade para o ambiente? Afinal, cada ambiente vem projetado para uma necessidade. Quando se envolve tais questões estéticas, até os gostos influenciam nessa escolha.

E, para ajustar a cobrança de luz, a gente também não pode dar vacilo. Assim, na hora de economizar, escolher entre a luz branca ou amarela também é uma questão a se considerar. Afinal, qual cor vai usar mais ou menos energia? Por isso. evite problemas e confira todas essas dúvidas no Agro Notícias.

Veja, também: Iluminação de quintal: confira algumas dicas para deixá-la ainda mais bonita com produtos reutilizáveis

Luz branca ou amarela (Reprodução: pexels) Luz branca ou amarela (Reprodução: pexels)
Diferença entre luz branca ou amarela
Dependendo da maneira que a iluminação atua sobre um ambiente, a sua função pode mudar de forma completa. Mas, a luz atua muito mais do que apenas na iluminação. Mais do que isso, ela traz elementos como humor, textura, conforto, abraço e memórias afetivas para o seu ambiente. Por isso, é necessário dar uma atenção especial a esse ponto.

Cada “cor” de luz funciona para um tal fim. Assim, entender isso ajudará você a fazer a escolha certa para iluminar o seu espaço. Com a ajuda da Globo, texto de Nicole Gomes, vamos mostrar tudo que você precisa saber sobre a luz branca e a amarela, bem como os cômodos para os quais cada uma delas é mais indicada.

Confira, também: Quer economizar energia? Confira o uso de luzes inteligentes no quintal e na garagem
Luz Amarela
As lâmpadas de luz amarela transmitem em seu efeito visual algo mais acolhedor, aconchegante e intimista. Assim há uma sensação de maior acolhimento e conforto ao ambiente, já que os objetos ficam menos nítidos, estimulando assim, o relaxamento. Dessa forma, com essas características da luz amarela, são mais recomendáveis para espaços como quartos, salas de estar, bem como outros ambientes mais íntimos, que exigem maior conforto.

Ademais, ao contrário do que muitos pensam, não existe uma diferença de temperatura devidamente dita entre elas. A luz amarela não esquenta de fato o ambiente mais do que a luz fria. Por isso, fique tranquilo, você pode usar ela em seus ambientes sem se preocupar em dar calor ao seu cômodo.
Luz Branca
A luz branca, por outro lado, tem um efeito totalmente contrário ao da luz amarela. Ela proporciona uma situação de atenção e cuidado, gerando uma melhor visibilidade. Dessa forma, deixa o ambiente sempre mais em alerta contribuindo para o foco. O Indicado é colocá-las para a cozinha e áreas de escritório.
Influência da cor na eficiência energética
Algumas pessoas, ao escolher o tipo de lâmpada, tomam uma decisão esperando que a eficiência energética seja reduzida. Na verdade, a cor não influencia no consumo da lâmpada. Ou seja, ela não usa mais ou menos energia por causa da sua tonalidade, mas, sim, de acordo com a sua potência, que é medida em watts. Esse é o tipo de informação que você pode conferir na embalagem. Assim, quanto maior a potência, maior o consumo de energia elétrica, independente de qual cor você utilize.

Essas foram as dicas de luz branca ou amarela para você utilizar em seu cômodo. Gostou? Agora, sem mais nenhuma dúvida, confira ao seu ambiente a melhor sensação que cada cor pode oferecer.

Ademais, veja também: Como economizar na conta de luz em casa? Dicas simples para reduzir o consumo, confira