Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Afiar a faca sem amolador
Afiar a faca sem amolador: confira essa dica para improvisar e não trabalhar com ela sem fio / Fonte: Canva Pro

Afiar a faca sem amolador: confira essa dica para improvisar e não trabalhar com ela sem fio

Novo Hamburgo, 10 de junho de 2022, por Jones Backes – Afiar a faca sem amolador parece algo impossível. No entanto, embora um dependa do outro, há como solucionar esse problema com ajuda de objetos e utensílios que você tem em casa. Pensando nisso, reunimos, neste artigo, três super dicas eficientes, e seguras, que vão te salvar no dia a dia.

Contudo, antes de aprender como afiar a faca sem amolador, é importante que você considere, em primeiro lugar, a sua segurança. Isso porque, apesar de parecer uma atividade simples, estamos falando de um objeto cortante, ou seja, que pode causar acidentes. Nesse sentido, certifique-se de aplicar as dicas que vamos ensinar a seguir, em um local fixo e mantendo o máximo de cuidado possível.

Assim, leia mais: Retirar mancha de gordura da parede da cozinha nunca foi tão fácil: confira essas dicas que preparamos para você

Afiar a faca sem amolador Afiar a faca sem amolador: confira essa dica para improvisar e não trabalhar com ela sem fio / Fonte: Canva Pro
Aprenda 3 maneiras de afiar a faca sem amolador
Que as facas são utensílios indispensáveis na cozinha a gente já sabe. Entretanto, o que nem todos sabem é que, com objetos básicos, é possível deixá-las afiadas, fazendo isso em casa. O melhor de tudo é que você não precisa gastar nenhum centavo. Portanto, confira a seguir as dicas que o Agro Notícias separou especialmente para te ajudar, com as sugestões de Bruna Tosi, em sua matéria publicada no site Viva Decora, dia 22 de janeiro de 2020.

Caneca – Nossa primeira dica é uma das mais simples e práticas. Afinal de contas, todo mundo sempre tem uma caneca de cerâmica em casa. Sendo assim, para fazê-la, basta virar a caneca ao contrário e esfregar o lado cortante da faca em sua superfície. Faça isso repetidas vezes;

Lixa d’água – A segunda dica para afiar a faca sem amolador é usar uma lixa d’água. Nesse caso, use uma fita adesiva para fixar a lixa em uma superfície plana. Em seguida, molhe levemente a lixa e amole a lâmina, esfregando-a na lixa;

Pedra – Por fim, se você não tiver uma caneca em mãos, muito menos uma lixa d’água, recorra a uma pedra. Para isso, procure no seu quintal alguma pedra que possua um bom tamanho (maior que a sua mão fechada, por exemplo) e lave-a bem. Na sequência, com ela ainda molhada, passe a lâmina várias vezes, repetindo o mesmo processo do outro lado.

Seguindo essas dicas, é totalmente possível afiar a faca sem amolador. Agora, basta escolher a que melhor se aplica para você e colocá-la em prática. Ainda assim, independente da sua escolha, tome cuidado ao manusear tal objeto e, além disso, aplique pouca força, para evitar acidentes.

Portanto, confira também: Como fazer um jardim de ervas: veja essas dicas e quais espécies escolher para começar
Mantê-la afiada é ganho de tempo
Até aqui, vimos como deixar esse utensílio sempre pronto para o corte. Porém, para manter a sua qualidade por mais tempo, é preciso tomar alguns cuidados de manutenção. O primeiro deles é nunca usar o lado abrasivo da bucha durante a lavagem, pois, essa ação reduz o seu corte.

Além do mais, agora que você sabe como afiar a faca sem amolador, evite cortar alimentos em tábuas de vidro ou pratos de cerâmica. Do mesmo modo, nunca deixe-a solta nas gavetas, em contato com os demais talheres, pois isso provocará o seu desgaste a deixará “cega”.

Ademais, leia também: 4 formas de economizar gás de cozinha que você desconhecia, confira