Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Descubra os benefícios do óleo de gergelim para a saúde: confira 4 vantagens (Reprodução: Pixabay)
Descubra os benefícios do óleo de gergelim para a saúde: confira 4 vantagens (Reprodução: Pixabay)

Descubra os benefícios do óleo de gergelim para a saúde: confira 4 vantagens

Salvador, 10 de junho de 2022, por Marlon Batista – Apesar de não ser tão popular no Brasil, o óleo de gergelim é um alimento altamente rico em termos nutricionais, apresentando uma série de vantagens para a saúde. O óleo deriva-se da semente de gergelim e sua utilização se dá de diversas formas na culinária. Assim, nós do Agro Notícias, iremos te mostrar os benefícios do óleo de gergelim para a saúde e como usá-lo.

O óleo de gergelim possui uma abundância em nutrientes como fibras, vitaminas, proteínas, gorduras boas e sais minerais. Esse alimento é versátil, pois o óleo de gergelim pode ser encontrado em diferentes formas a depender da sua extração. Além disso, ele ainda pode ser aplicado de formas variadas na sua dieta alimentícia. Portanto, confira agora os benefícios do óleo de gergelim.

veja mais: Cozinhar com óleo de coco é melhor? Descubra toda a verdade sobre este produto

Descubra os benefícios do óleo de gergelim para a saúde: confira 4 vantagens (Reprodução: Pixabay) Descubra os benefícios do óleo de gergelim para a saúde: confira 4 vantagens (Reprodução: Pixabay)
Vantagens do óleo de gergelim para a saúde
Segundo matéria divulgada pela equipe do site Ecycle, dentre os nutrientes em boa quantidade presentes nesse óleo estão os aminoácidos, ácidos graxos, ômega 6 e 9, vitaminas A, B, C, E, K, antioxidantes e minerais como cálcio, ferro, zinco, magnésio, além de proteínas. Portanto, é essa alta gama de nutrientes que torna o óleo de gergelim tão poderoso. Portanto, agora, veja alguns de seus benefícios para a saúde.
Melhora o humor e previne a depressão
Esse óleo poderoso é rico em aminoácidos, dentre esses aminoácidos está a tirosina. Esse componente é responsável por participar na produção do hormônio serotonina que se trata do hormônio da “felicidade”. Esse hormônio, por sua vez, regula as variações atípicas de humor e previne a depressão, pois a sua falta provoca a causa da doença.
Regula pressão arterial e diminui o colesterol
Não para por aí, por ser rico em ácidos graxos e antioxidantes, o trabalho em conjunto desses componentes ajuda na diminuição do colesterol ruim e ajuda a manter a saúde do sistema cardiovascular em dia.

A presença dos antioxidantes ajuda no relaxamento dos vasos sanguíneos, o que melhora o fluxo sanguíneo prevenindo acúmulos de placas de gordura. Dessa forma, evita-se a ocorrência de doenças cardíacas como a hipertensão.
Ação anti-inflamatória
O óleo de gergelim possui uma ação anti-inflamatória poderosa, tanto é que é famoso na medicina chinesa. Por possuir cobre na sua composição, a sua ação anti-inflamatória natural ajuda no desconforto de doenças que causam dores nas articulações. Assim, ele diminui as inflamações, inchaços, dores e ainda fortalece os ossos.
Ótimo para os cabelos
Um outro uso para o óleo de gergelim é aplicando-o nos cabelos, o que irá melhorar a saúde dos fios. Além disso, o óleo de gergelim é rico em ácidos graxos poli-insaturados e antioxidantes, possuindo ação calmante, antibacteriana e anti-inflamatória.

Por conta disso, ele se torna um óleo perfeito para fazer um tratamento caseiro no cabelo, como a umectação capilar. Fazendo isso, você estará melhorando tanto a saúde dos fios quanto do seu couro cabeludo. Assim, são diversos benefícios que esse óleo proporciona como um cabelo mais brilhoso, macio, com menos pontas duplas e mais fortalecido.

Ademais, leia: Óleo essencial de mirra: descubra seus benefícios e como usá-lo da maneira correta
Como consumir o óleo de gergelim
Segundo matéria publicada pela equipe do Magazine Luiza, o óleo de gergelim pode ser aplicado nas saladas para dar sabor, nos molhos, em temperos, em massas de receitas, além de ser uma alternativa mais saudável para as frituras do que óleo comum de cozinha.

Assim, você pode encontrar o óleo de gergelim em diferentes versões, na forma com tratamentos industriais, extravirgem ou prensado a frio. Dessa forma, considere o custo, o valor nutricional e o tipo de aplicação do óleo de gergelim na hora da compra. Caso você não queira usá-lo para cozinhar, basta tomar cerca de uma colher de sopa por dia e desfrutar dos benefícios do óleo de gergelim.

Não perca: Veja um passo a passo detalhado para fazer óleo natural para cabelos cacheado

Baiano, soteropolitano, atualmente estudante de Química do Instituto Federal da Bahia. Utilizando da minha ânsia por conhecimento para a escrita, compartilhamento de informações e tópicos que irão te ajudar nas mais variadas situações.