Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Como fazer um jardim de ervas: veja essas dicas e quais espécies escolher para começar - Reprodução: Canva Pro
Como fazer um jardim de ervas: veja essas dicas e quais espécies escolher para começar - Reprodução: Canva Pro

Como fazer um jardim de ervas: veja essas dicas e quais espécies escolher para começar

São João do Paraíso, 7 de junho de 2022, por Ana Meireles – Nada melhor do que ter ao alcance das mãos plantinhas para saborizar as receitas e potencializar a saúde. Nesse sentido, vale a pena continuar por aqui para aprender como fazer um jardim de ervas em seu quintal.

A propósito, as hortaliças são ricas em nutrientes e propriedades curativas que contribuem para o bom funcionamento do corpo humano. Além disso, são ingredientes indispensáveis na maioria das receitas. Sendo assim, separar um cantinho em casa para fazer um jardim de ervas é uma excelente ideia. Desse modo, você produz alimento orgânico e ainda economiza, uma vez que não precisará trazer esse produto do mercado.

Saiba mais: Acelga vai além de ser uma boa hortaliça para a salada: contém diversos benefícios, saiba mais

Como fazer um jardim de ervas: veja essas dicas e quais espécies escolher para começar - Reprodução: Canva Pro Como fazer um jardim de ervas: veja essas dicas e quais espécies escolher para começar – Reprodução: Canva Pro
O que é um jardim de ervas?
De acordo com a Wikipédia, em 26 de outubro de 2019, o jardim de ervas é aquele cantinho reservado para cultivos comestíveis e medicinais como legumes, temperos e algumas variedades de flores. A princípio, os canteiros podem ser feitos diretamente no chão ou em vaso.

Veja também: Que tal plantar berinjela em vaso e não se preocupar com espaço: veja essas dicas especiais e saiba como fazer
Como fazer um jardim de ervas no quintal
De antemão, entenda que a maneira mais fácil de obter sucesso nessa empreitada é começar com as plantas mais populares e fáceis de cuidar, conforme orienta o eCycle. Entre elas estão o coentro, a hortelã, a cebolinha, o manjericão e a sálvia. Para facilitar a sua vida, nós, do Agro Notícias, descreveremos a seguir um passo a passo super simples de como começar a sua hortinha.

Primeiramente, separe um local bem iluminado, arejado e de solo drenável, pois, a maioria das ervas se dão bem com esse ambiente. Em seguida, prepare o solo com adubo orgânico, revolvendo bem terra. Por fim, separe as mudas e comece o plantio. Porém, é importante se atentar às características de cada planta e se adequar conforme suas necessidades. Por exemplo, o plantio do coentro deve ser feito a partir da semente e não de mudas como as demais.

Sabendo disso, é só manter os cuidados básicos e em pouco tempo poderá usufruir das vantagens de ter um jardim de ervas em casa. Para mais, saiba que essa tarefa é terapêutica e pode ser realizada até pelas crianças. Afinal de contas, é uma ótima oportunidade para elas aprenderem lições básicas sobre o meio ambiente e ainda fortalecer os laços familiares.

Antes de sai, fique sabendo: Já sabe quando plantar quiabo? Confira a época certa para realizar a sua plantação sem medo

Nascida e enraizada no norte de Minas, mas como o coração e pensamentos itinerantes. A propósito, sou mãe de Luiz Otávio, amante dos livros e da boa música. Para mais, técnica em enfermagem atuante desde 2009. Atualmente, atuando também como redatora do Folha Go e do ÉmaisMT.