Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Velas aromáticas - Reprodução Canva
Velas aromáticas - Reprodução Canva

Aprenda a fazer velas aromáticas e utilizá-las na decoração de ambientes; confira esse passo a passo simplificado

Maringá, 5 de julho de 2022, por Denise Watanabe — As velas aromáticas ajudam a trazer sensação de paz e tranquilidade para o ambiente. Além disso, são ótimas opções de decoração para o lar. Desse modo, aprenda hoje um passo a passo simples de como fazer suas próprias velas.

As velas aromáticas, além de deixar o local com o cheiro agradável, ainda pode trazer os benefícios da essência escolhida. Sendo assim, aprenda um pouco mais sobre a finalidade de cada aroma para você e para o ambiente.

Aprenda a fazer velas aromáticas e utilizá-las na decoração de ambientes; confira esse passo a passo simplificado
Aprenda a fazer velas aromáticas e utilizá-las na decoração de ambientes; confira esse passo a passo simplificado / Reprodução: Canva Pro

Para que servem as velas aromáticas?

As velas aromáticas podem ter diversas finalidades, além de deixar a sua decoração ainda mais bela. Ou seja, elas podem trazer benefícios para a saúde e renovar os ânimos do ambiente conforme a essência que as compõem. 

De acordo com Claudia Dias, em artigo publicado em 9 de julho de 2020 para o UOL Universa, as velas podem atrair boa energia, se utilizadas com essa intenção. Portanto, observe a finalidade de alguns aromas:

  • Alecrim: ajuda na concentração e alivia o estresse. Desse modo, é ideal para ambientes de trabalho;
  • Bergamota: vontade de cozinhar, assim como os outros aromas de frutas, ou seja, bom de se ter na cozinha;
  • Capim-limão: estimula o intestino a trabalhar melhor, neste caso, a vela perfeita para o banheiro;
  • Lavanda: afasta o mau-olhado e traz tranquilidade, sendo assim, prefira deixá-la nos quartos;
  • Pêssego: incentiva a amizade, portanto, uma boa opção de presente.

O que é preciso para fazer velas aromáticas

Agora que você já conhece os benefícios de alguns aromas, veja como preparar a sua vela aromática. Afinal, fazer velas artesanais é muito mais simples do que se imagina.

Você vai precisar de recipientes para colocar a vela, pode ser do material de sua preferência, desde que sejam resistentes ao calor. Além disso, separe também uma panela, colher de pau e termômetro de cozinha. Por fim, o principal, cera vegetal ou parafina, pavio e óleo essencial. Se preferir, você também pode derreter uma vela comum. A seguir, acompanhe o passo a passo.

Como fazer vela aromáticas?

Primeiramente, analise o tamanho do seu recipiente para saber a quantidade de vela que precisa para preencher. Em seguida, coloque a parafina, ou cera, na panela, derreta em fogo baixo e mexa até derreter completamente. O próximo passo é medir a temperatura, que precisa chegar a 80° C.

É hora de desligar o fogo, esperar a temperatura baixar e adicionar a essência escolhida. Assim, misture bem e aguarde esfriar. Enquanto isso, cole o pavio ao fundo do recipiente escolhido. Por fim, despeje a vela com cuidado para não se queimar e não formar bolhas. Prenda o pavio em um palito, para ficar centralizado e aguarde secar. Em cinco dias, você já poderá acender sua vela.

Agora que você já sabe como fazer as suas próprias  velas aromáticas, compre os ingredientes e comece hoje mesmo sua produção seguindo as dicas do Agro Notícias. Deixe a casa cheirosa e cheia de boas energias.

Tenho 35 anos, sou casada e mãe de 2 dogs. Formada em Administração, sou apaixonada por viagens, natureza, artesanato e um bom vinho. Sempre fui encantada pela escrita e literatura. Atualmente, escrevendo com objetivo de contribuir para o crescimento e desenvolvimento do leitor.