Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Folha de eucalipto (Fonte: Pexels)
Folha de eucalipto (Fonte: Pexels)

Folha de eucalipto tem inúmeros benefícios para a saúde? Saiba tudo sobre ela agora mesmo

Salvador, 18 de junho de 2022, por Janaina Brito – O eucalipto possui inúmeras aplicações no dia a dia. Assim, seu óleo essencial pode fazer parte da composição de produtos de limpeza e de higiene, além de aromatizar certas guloseimas. Contudo, a folha de eucalipto também pode ser muito útil, trazendo diversos benefícios para o corpo

Essa planta possui várias propriedades interessantes para o organismo, principalmente para a saúde do sistema respiratório. Além disso, a folha de eucalipto é muito versátil, podendo ser consumida em forma de chás, compressas ou banhos. Logo, confira agora, no Agro Notícias, quais as suas vantagens e como incluí-la em sua rotina.

Veja, também: Para que serve folha de louro e como usá-la corretamente, veja

Folha de eucalipto (Fonte: Pexels) Folha de eucalipto (Fonte: Pexels)
Benefícios da folha de eucalipto
Como dito, essa planta atua principalmente contra condições respiratórias negativas. Em primeiro lugar, ela é um ótimo expectorante, auxiliando no alívio de tosses com muco, por exemplo. Ademais, de maneira geral, é ideal para gripes e resfriados, além de tratar problemas mais crônicos como rinite e sinusite.

Outrossim, o chá da folha de eucalipto possui ação antisséptica e antimicrobiana, ou seja, pode ajudar a combater pequenas infecções, como a urinária, assim como amigdalite. Ele também é ótimo para a digestão e para a saúde do coração, melhorando a circulação e atuando regulando os níveis glicêmicos do sangue.

Segundo a redação do site Terra, em 31 de outubro de 2021, todos esses benefícios decorrem de sua ação anti-inflamatória, responsável por aliviar contusões, além de ter um grande potencial cicatrizante. Por isso, essa planta também pode ser utilizada em compressas, reduzindo dores e desconfortos.

Leia mais: Aprenda a fazer inalação caseira com eucalipto e se livre das gripes
Como utilizar as folhas
O uso mais comum do eucalipto é como chá. Desse modo, essa receita é perfeita para tratar algumas doenças respiratórias. Você só vai precisar de uma folha de eucalipto, fresca ou seca, e uma xícara de casca de abacaxi. Ferva cerca de três xícaras de água e acrescente os outros ingredientes. Em seguida, deixe tudo infusionando por 10 min, coe e sirva.

Outra opção é utilizá-las em uma compressa, para aliviar o nariz entupido ou melhorar os sintomas da rinite. Leve um litro de água até a fervura junto com algumas folhas frescas. Mergulhe uma toalha na solução, tire o excesso de líquido e coloque sobre o rosto ou apenas inale a infusão.

É importante ressaltar, porém, que a folha de eucalipto pode provocar alergia, sendo necessário realizar um teste para comprovar o surgimento de alguma reação. Ademais, crianças, gestantes, lactantes e indivíduos com algum problema no estômago, como gastrite ou úlcera, devem evitar o consumo do chá.

Você também pode gostar: Folha de Aroeira é boa para inflamação? Aprenda o jeito certo de usar