Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
como plantar milho no quintal-Foto Canva Pro
como plantar milho no quintal-Foto Canva Pro

Aprenda do jeito certo: veja como plantar milho no seu quintal em poucos passos com este guia completo

Montes Claros, 4 de julho de 2022, por Diego Rodrigues- Não é segredo que o consumo de vegetais orgânicos traz diversos benefícios para a saúde. Nesse sentido, aprender como plantar milho no quintal pode te ajudar a manter uma dieta mais balanceada e super nutritiva. Portanto, hoje preparamos um guia completo para você aprender como cultivar esse cereal sem dificuldades.

Além da questão econômica, existem outros benefícios em aprender como plantar milho no quintal. Por exemplo, o cereal é rico em vitaminas e minerais que promovem o fortalecimento do sistema imune. Além disso, possui fibras que melhoram a digestão e promovem a saciedade. O vegetal também tem um efeito antioxidante que auxilia no controle do colesterol e diminui a absorção de gorduras. Ou seja, são muitas vantagens obtidas através de um processo simples.

Como plantar milho no seu quintal

O primeiro passo é identificar a melhor época para o plantio, ou seja, prefira as estações em que a terra esteja quente. Em resumo, os melhores períodos são entre os meses de agosto e dezembro. Em segundo lugar, escolha uma área bastante ensolarada e faça uma boa limpeza para retirar o mato e ervas daninhas.

como plantar milho no quintal-Foto Canva Pro
como plantar milho no quintal-Foto Canva Pro

Preparando o solo para o plantio

Se você tem um solo onde já foram cultivados outros cereais, este é um lugar ideal, pois a terra está cheia de nitrogênio, o que é essencial para a germinação dos grãos. Contudo, caso o solo ainda seja virgem, revolva a terra e misture esterco de gado à ela. Faça isso cerca de quatro semanas antes do plantio para que os nutrientes penetrem no solo.

Plantando as sementes

Faça covas de cerca de 3 centímetros no solo preparado e enterre duas ou três sementes em cada. Mantenha uma distância de 60 cm entre os buracos para não atrapalhar o desenvolvimento das plantas. Por fim, faça uma rega para firmar o solo e, está feito! Caso a temperatura caia drasticamente na primeira semana, cubra as covas com um plástico ou lona.

como plantar milho no quintal-Foto Canva Pro
como plantar milho no quintal-Foto Canva Pro

Como regar e quando colher o milho

Mantenha a rega diária, mas, sem encharcar o solo, pois o excesso de água diminui a quantidade de grãos nas espigas. O Agro Notícias lembra que não se deve regar o topo da planta. Finalmente, se você seguiu todas estas orientações sobre como plantar milho no seu quintal, após 120 dias você perceberá que, ao pressionar os grãos, um líquido que se assemelha ao leite é expelido, portanto, esse é o ponto ideal para a colheita.

Sou músico polivalente, tenho 35 anos e sou morador da cidade de Montes Claros /MG. Hoje, atuo como redator em tempo integral e sou estudante do curso: Artes Música, pela Universidade Estadual de Montes Claros. Aos 11 anos descobri que tinha facilidade com escrita e desde então, venho tentando me aprimorar.