Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Saiba como cultivar suculenta sedum em casa; aprenda mais sobre essa espécie que floresce o ano inteiro - Reprodução Canva
Saiba como cultivar suculenta sedum em casa; aprenda mais sobre essa espécie que floresce o ano inteiro - Reprodução Canva

Saiba como cultivar suculenta sedum em casa; aprenda mais sobre essa espécie que floresce o ano inteiro

 Belo Campo, 4 de julho de 2022, por Lídia Meireles – Você pode encontrar suculentas sedum  em várias cores tamanhos e formatos diferentes. Por serem pouco exigentes e fáceis de cuidar, elas fazem sucesso em arranjos, vasos e decorações de jardins.

Ideal para compor ambientes externos, as suculentas sedum começaram a ganhar espaço em projetos de muitos paisagistas. Um outro motivo para isso é a grande tolerância das espécies a climas diversos como você verá a seguir.

Como cuidar de suculentas sedum

Uma das maiores características das suculentas é a sua capacidade de armazenar água. Diminuindo, assim, a necessidade de rega todos os dias. Além disso, você poderá fazer a adubação a cada seis meses e, então, alimentar a sua plantinha.

O crescimento lento das componentes dessa família, faz com que você não tenha que mudá-las de vaso constantemente. Ao considerar isso, você entenderá porque as suculentas sedum são excelentes para montagem de arranjos permanentes.

Em relação ao clima, as suculentas são extremamente fortes e aguentam qualquer parada. Todavia, se a região onde você mora for muito chuvosa, é bom evitar que elas fiquem expostas à chuva por muitos dias seguidos. Vale lembrar que, o acúmulo de água nas folhas torna mais propícia a proliferação de fungos.

Saiba como cultivar suculenta sedum em casa; aprenda mais sobre essa espécie que floresce o ano inteiro - Reprodução Canva
Saiba como cultivar suculenta sedum em casa; aprenda mais sobre essa espécie que floresce o ano inteiro – Reprodução Canva

Tipos de suculentas fáceis de cultivar em casa

Para os iniciantes na jardinagem, ter dúvidas se o seu sedum gosta de sol ou sombra é bem comum. Mas, a verdade é que, dentre as milhares de suculentas existentes, uma boa parte delas é eclética e pode ser cultivada nesses dois ambientes. Veja detalhes:

1 – Sedum mexicano ou colar de miçangas

Com suas folhas arredondadas e de coloração amarelo brilhante, ela pode ser cultivada tanto à sombra quanto ao sol. Porém,  se for exposta ao sol, ela vai adquirir uma coloração mais avermelhada, o que, por sinal, explica seu apelido.

2 – Suculentas sedum rubrotinctum ou planta-de-jujuba

Aqui temos uma espécie híbrida de sedum, ou seja, criada a partir de uma mistura genética de duas espécies diferentes. Conforme seu nome já indica, a planta-jujuba traz folhas de formato arredondado e cores que podem variar entre o verde, vermelho e amarelo. E, ainda, você poderá cultivar tanto a sol pleno quanto à meia sombra, além de aguentar o frio rigoroso do inverno.

3 – Pachyphyllum ou dedinho-de-moça

Este exemplar, por sua vez, tem folhas gordinhas e compridas. De origem mexicana, ela ama o sol ou meia sombra. É fácil de cultivar e sua única exigência é um solo mais sequinho. Sendo assim, você precisa evitar encharcá-lo, e uma boa dica é fazer uma drenagem eficaz.

Para manter suas plantas com flores lindas, o sol terá um papel importante, pois ele irá estimular a inflorescência. Talvez você ainda não saiba, mas, 90% dos nutrientes que elas absorvem vem do processo de fotossíntese. Nesse sentido, sol é vida.

Por fim, se você gostou de saber mais sobre suculentas sedum deixe sua opinião e nos deixe saber abaixo outras curiosidades sobre essa espécie tão desejada não abordadas pelo Agro Notícias.

Eu sou Norte Mineira, tenho 35 anos. Com formação na área da beleza e uma apaixonada pelos livros. Atualmente sou redatora e escrevo para o site ÉmaisMT. Para críticas ou sugestões, entre em contato. [email protected]