Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
como plantar orquídea na árvore-Foto: Canva Pro
como plantar orquídea na árvore-Foto: Canva Pro

Aprender como plantar orquídea na árvore é mais fácil do que parece: veja duas opções de cultivo em troncos

Montes Claros, 16 de junho de 2022, por Diego Rodrigues- Sabia que não é difícil aprender como plantar orquídeas na árvore? Aliás, essa é uma ótima maneira de decorar o jardim e aumentar a diversidade de espécies no ambiente. Além disso, o cultivo pode ser feito em troncos secos ou árvores vivas. Sendo assim, prepare sua planta e vamos começar.

Antes de aprender como plantar orquídea na árvore, certifique-se de que a espécie escolhida é do tipo epífita, ou seja, plantas que se desenvolvem sobre outros vegetais. Após isso, escolha uma árvore cujos galhos ofereçam proteção para a orquídea. No caso do cultivo em troncos secos, procure deixá-lo em um lugar de meia-sombra.

Veja também: Como cuidar da planta rosa-do-deserto? Aprenda em 3 passos e veja sua planta florir como nunca antes
Como plantar orquídea na árvore
Se o cultivo é em árvore viva, procure as que são bem rugosas e saudáveis. Porém, de acordo com artigo publicado por Simone Sayegh, em 19 de agosto de 2015, no site Uol, deve-se evitar vegetais que trocam as cascas, ou que produzem repelentes naturais. De modo geral, o Agro Notícias recomenda as plantas frutíferas.

como plantar orquídea na árvore-Foto: Canva Pro como plantar orquídea na árvore-Foto: Canva Pro
Como plantar a orquídea em árvore viva
Com a árvore já definida, escolha uma muda saudável e que esteja soltando raízes novas. Em seguida, prenda um pouco de esfagno no tronco e deposite as raízes da flor. Utilize barbante ou sisal para fixar a orquídea, mas, não aperte demais. Por fim, faça uma rega a cada dois dias, somente para manter o esfagno úmido.

Saiba mais: Flor-de-jericó ou “rosa-da-ressurreição”: Aprenda como cultivar em casa e conheça os mistérios dessa planta
Como um tronco seco
O primeiro ponto é escolher um tronco resistente à água, como pedaços de ipê, jabuticabeira, garapeira e etc. Quanto mais sulcos e rugosidade, melhor a planta se desenvolverá. A propósito,
Orquídeas plantadas em tronco seco devem ser molhadas com maior frequência, pois geralmente seca muito rápido.
Como plantar a orquídea em tronco seco
Primeiro, retire a planta do vaso, mas deixe um pouco do substrato em suas raízes. Então, encoste a planta na madeira e não permita que haja obstáculos entre os brotos e o tronco. Finalmente, amarre a muda do mesmo modo que mencionamos anteriormente. A observação é o ponto chave dessa dica de como plantar orquídea na árvore. Sendo assim, fique de olho e mantenha a regra conforme orientado no parágrafo acima.

Você também pode gostar: Aprenda como cuidar do lírio-da-paz de uma vez por todas: tenha sucesso absoluto com estas dicas infaliveis

Sou músico polivalente, tenho 35 anos e sou morador da cidade de Montes Claros /MG. Hoje, atuo como redator em tempo integral e sou estudante do curso: Artes Música, pela Universidade Estadual de Montes Claros. Aos 11 anos descobri que tinha facilidade com escrita e desde então, venho tentando me aprimorar.