Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Barreira física para a formiga: saiba mais sobre essa opção e descubra se ela realmente funciona - Reprodução: Canva Pro
Barreira física para a formiga: saiba mais sobre essa opção e descubra se ela realmente funciona - Reprodução: Canva Pro

Barreira física para a formiga: saiba mais sobre essa opção e descubra se ela realmente funciona

São João do Paraíso, 06 de junho de 2022, por Ana Meireles – Um dos desafios a ser enfrentado para manter a frutífera bonita e saudável é o controle de pragas. Nesse sentido, hoje, nós do Agro Notícias, separamos informações importantes a respeito da barreira física para a formiga. Assim, vai manter longe esse bichinho que tanto maltrata os cultivos.

Apesar de serem importantes para manter o equilíbrio ecológico, tê-las causando problemas na lavoura não é nada interessante. Sendo assim, vale a pena continuar por aqui e conhecer mais sobre a barreira física para a formiga. Afinal de contas, essa é uma medida fácil de executar e não causa danos ao meio ambiente.

Veja também: Como acabar com as formigas na ração do cachorro? Veja dicas para evitar os insetos

Barreira física para a formiga: saiba mais sobre essa opção e descubra se ela realmente funciona - Foto: Ana Meireles Barreira física para a formiga: saiba mais sobre essa opção e descubra se ela realmente funciona – Foto: Ana Meireles
Como proteger sua horta das formigas
De acordo com Embrapa, em artigo de 15 de setembro de 2014, a formiga cortadeira, por exemplo, é importante para o arejamento do solo. Por esse e outros motivos, é melhor afastá-la da horta do que exterminá-la de uma vez. Portanto, veja a seguir como fazer barreira física para a formiga e proteger suas plantinhas. Contudo, sem interferir na ordem natural das coisas.

Saiba mais: Como afastar baratas do quarto: truque caseiro eficiente que ninguém te contou; aprenda a se ver livre do inseto definitivamente
Como fazer uma barreira para formiga?
De antemão, saiba que há inúmeras maneiras de fazer esse tipo de trabalho. Porém, um dos mais comuns é o chapéu chinês, que nada mais é do que um aparelhinho em forma de cone, encontrado em lojas de produtos agrícolas. Mas, se você quiser economizar e ainda por cima produzir um produto sustentável, veja abaixo um passo a passo super simples de como deixar suas verdinhas livres do ataque das formigas sem precisar gastar muito.

Em primeiro lugar, recrute uma caixinha de leite e faça uma boa higienização. Em seguida, abra-a e recorte um círculo utilizando uma tampa ou prato como molde. Logo após, você deve fazer um buraquinho no centro, com o mesmo diâmetro do caule da planta e um corte do buraquinho até a borda.

Finalmente, é hora de acoplar o chapéu chinês feito com material reciclado em sua arvorezinha. Para tanto, encaixe o círculo feito com a caixa de leite com o lado laminado voltado para baixo e de forma que fique bem ajustado na planta, evitando que as formigas passem. Por fim, una as duas pontas e prenda com grampeador. Desse modo, ele ficará em formato de cone agarradinho à planta e servindo como barreira física para a formiga cortadeira que adora atacar a copa das árvores.

Fique sabendo: Infestação de formiguinhas em casa? Veja como acabar com esses insetos de uma vez por todas

Nascida e enraizada no norte de Minas, mas como o coração e pensamentos itinerantes. A propósito, sou mãe de Luiz Otávio, amante dos livros e da boa música. Para mais, técnica em enfermagem atuante desde 2009. Atualmente, atuando também como redatora do Folha Go e do ÉmaisMT.