Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Cozinhar com óleo de coco é melhor? Descubra toda a verdade sobre este produto
Cozinhar com óleo de coco é melhor? Descubra toda a verdade sobre este produto / Reprodução: Canva Pro

Cozinhar com óleo de coco é melhor? Descubra toda a verdade sobre este produto

Maringá, 27 de maio de 2022, por Denise Watanabe — Será que cozinhar com óleo de coco é melhor? Descubra hoje aqui no Agro Notícias se realmente vale a pena substituir outros óleos de cozinha por este.

Cozinhar com óleo de coco ao invés dos tradicionais óleos vegetais seria mais saudável? Aprenda agora os benefícios do óleo de coco. Afinal, já se sabe que o óleo de coco é rico em benefícios estéticos. Porém, veja agora se também é bom para o consumo.

Veja mais sobre: Protetor labial com óleo de coco; veja como fazer o seu e hidrate os lábios


Cozinhar com óleo de coco é melhor?
Extraído da polpa do coco fresco, o óleo de coco é composto basicamente de gorduras. Entretanto, há indícios de que sejam gorduras do bem. Porém, como todo óleo, você deve ingerir com moderação. O produto já é muito comum no uso de cosméticos. Todavia, você também pode utilizar o óleo de coco para cozinhar, substituindo manteigas, margarinas e demais tipos de óleos. Assim, faça as substituições com moderação.

De acordo com artigo escrito por Samantha Cerquetani, em colaboração com o UOL Viva Bem, em 24 de abril de 2020, o óleo de coco pode colaborar na redução do colesterol ruim. Por outro lado, pode aumentar os triglicerídeos do organismo. Sendo assim, mantenha uma dieta equilibrada entre o uso de diversos tipos de óleos. Do mesmo modo, não exagere no consumo deste produto.

Você pode gostar também: Entenda como o óleo de coco é bom para cabelo e como utilizá-lo
Qual a diferença entre o óleo de coco virgem e o extra virgem?
Os dois tipos de óleos são retirados da polpa branca do coco fresco. Do mesmo modo, são prensados a frio, não contêm produtos químicos e não sofrem o processo de refinamento. Entretanto, o óleo virgem é extraído com a película marrom do coco, deixando um certo resíduo. Enquanto na extração do extravirgem, essa película é retirada.
É saudável fritar com óleo de coco?
O óleo de coco é indicado para fritura, por conseguir manter suas propriedades durante bastante tempo em temperatura elevada. Ou seja, por ter boa parte de suas gorduras saturadas, o produto se torna mais resistente ao calor, conforme explica Stella Legnaioli para o ECycle. Porém, como toda fritura, esta forma de preparo de alimentos deve ser evitada.

Agora você já aprendeu que cozinhar com óleo de coco pode ter mais benefícios que o uso de outros óleos vegetais. Todavia, não consuma em excesso. Portanto, abuse do óleo de coco para passar na pele e no cabelo, mas não para consumir.

Saiba mais: Óleo de coco ou banha de porco: qual é o melhor para fritura? Confira aqui

Tenho 35 anos, sou casada e mãe de 2 dogs. Formada em Administração, sou apaixonada por viagens, natureza, artesanato e um bom vinho. Sempre fui encantada pela escrita e literatura. Atualmente, escrevendo com objetivo de contribuir para o crescimento e desenvolvimento do leitor.