Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
benefícios do própolis para saúde-Foto Canva Pro
benefícios do própolis para saúde-Foto Canva Pro

Benefícios do própolis: leia este artigo e entenda o quanto esse produto pode fazer bem à sua saúde

Montes Claros, 28 de junho de 2022, por Diego Rodrigues – As abelhas são as responsáveis pelos muitos benefícios do própolis para a saúde. É isso mesmo! O produto, na sua forma original, é produzido a partir da saliva e resina coletada pelo inseto. O impressionante é que essa mistura resulta em uma substância rica em, flavonoides, aminoácidos e vitaminas. Ou seja, a mistura contém os nutrientes essenciais para o funcionamento do nosso organismo.

Os benefícios do própolis para saúde já são bem difundidos entre os amantes da medicina alternativa, embora as orientações sobre com que frequência utilizar ainda não sejam tão claras. Mas, fato é que há registros históricos mostrando o uso medicinal do produto já pelos egípcios e gregos da antiguidade. Ou seja, não é de hoje que se sabe das propriedades antissépticas, antioxidantes e anti-inflamatórias desse extrato.

Veja também: Qual é o melhor horário para tomar chá de erva-cidreira? Aprenda como preparar e veja a melhor maneira de extrair os benefícios da bebida
Os benefícios do própolis para a saúde
Seja diluído em água, em chás ou puro, o própolis oferece os mesmos benefícios. No entanto, a posologia pode variar de acordo com a idade e local de aplicação. Além disso, a quantidade de nutrientes também muda conforme o método de produção e fabricante. Desse modo, antes da aquisição, consulte o rótulo do produto, e veja se há a expressão: “100% puro!”.

benefícios do própolis para saúde-Foto Canva Pro benefícios do própolis para saúde-Foto Canva Pro
Fortalece a imunidade e combate alergias
Segundo matéria publicada por Samantha Cerquetani, em 24 do 03 de 2022, no site Viva Bem, este benefício se deve aos antioxidantes presentes no própolis. Em suma, a autora explica que o produto aumenta as defesas do corpo e combate fungos, bactérias e vírus que causam doenças gripais. A propósito, o líquido ajuda a inibir a produção da substância responsável por crises alérgicas, no caso, a histamina.

Saiba mais: Tem como acabar com a tosse? Conheça 3 infusões que são tiro e queda contra a irritação na garganta
Promove a cicatrização
De acordo com o site Mundo Educação Uol, por Paula Mouredo Moraes, em parte, isso também se deve às propriedades antioxidantes do produto. Pois, esses agentes promovem a recuperação das células na região lesionada. Já os efeitos anti-inflamatórios aliviam a dor, a irritação e a coceira na área do ferimento. No entanto, o Agro Notícias lembra que não se deve substituir a prescrição médica pela auto medicação.
Própolis melhora a saúde bucal
Fazer gargarejos com o própolis pode ajudar na prevenção de infecções na gengiva e evitar o surgimento de cáries. Pois o mesmo possui ação antisséptica, o que combate as bactérias que causam o mau hálito e a gengivite, por exemplo. De fato, os benefícios do própolis para saúde são vastos, não é mesmo?

Você também pode gostar: O chá de boldo não serve apenas para má digestão! Veja 3 formas de preparar e surpreenda-se com os benefícios

Sou músico polivalente, tenho 35 anos e sou morador da cidade de Montes Claros /MG. Hoje, atuo como redator em tempo integral e sou estudante do curso: Artes Música, pela Universidade Estadual de Montes Claros. Aos 11 anos descobri que tinha facilidade com escrita e desde então, venho tentando me aprimorar.