Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Chás para aumentar a imunidade: as melhores ervas medicinais para prevenir resfriados - Fonte: Canva
Chás para aumentar a imunidade: as melhores ervas medicinais para prevenir resfriados - Fonte: Canva

Chás para aumentar a imunidade: as melhores ervas medicinais para prevenir resfriados

São Paulo/SP, 28 de junho de 2022, por Miriã Marconi, – Você já deve ter ouvido a frase popular: “Você é o que você come”, não é mesmo? De fato, os alimentos nos fornecem nutrientes, vitaminas e minerais que ajudam a equilibrar as funções do corpo e aumentar a imunidade.

Por isso, com os chás isso não é diferente. Para reforçar a imunidade e prevenir doenças, beber chá de ervas pode contribuir e muito para sua saúde e melhorar as defesas do corpo. Confira, no artigo de hoje, os cinco melhores chás para aumentar a imunidade.

Você também vai gostar de saber:7 CHÁS para BAIXAR COLESTEROL ALTO! Veja os melhores!
Chás para aumentar a imunidade: gengibre
Chás para aumentar a imunidade: as melhores ervas medicinais para prevenir resfriados - Fonte: Canva Chás para aumentar a imunidade: as melhores ervas medicinais para prevenir resfriados – Fonte: Canva

Muito apreciado em outras culturas, aqui no Brasil o chá de gengibre não é tão popular. Mas trata-se de uma das melhores opções de chás para aumentar a imunidade. O gengibre é uma raiz riquíssima em propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Além disso, o gengibre possui uma função antiemética, que pode aliviar enjoos. O gengibre é rico em uma substância chamada gingerol, que podem atuar no sistema imunológico, aumentando a quantidade de células de defesa no sangue.

Leia logo em seguida: Receita de pão português rústico: massa com azeite e VEGANO, uma delícia!
Alecrim
O alecrim é uma erva medicinal rica em ácido rosmarínico, substância com um efeito antioxidante muito interessante.

Ao consumir frequentemente o chá de alecrim, o corpo pode eliminar com mais facilidade as toxinas e radicais livres. Portanto, beber chá de alecrim pode fortalecer o sistema imunológico e prevenir resfriados, por exemplo.
O que dizem os especialistas sobre beber chás de ervas?
Sendo assim, segundo a nutricionista Luna Azevedo, em trecho da Uol, em julho de 2021, beber chás pode auxiliar à prevenir algumas doenças. E, além disso, o consumo de chás de ervas auxiliar a desintoxicar o organismo, por ter substâncias anti-inflamatórias. Contudo, o consumo deve ser feito com cautela, o excesso de antioxidantes também pode causar efeitos colaterais.
Chá verde
Muito popular no Oriente, aqui no Brasil o chá verde é bem conhecido por auxiliar no emagrecimento. Contudo, essa erva milenar tem diversos benefícios para a saúde humana. Nesse sentido, o chá verde possui uma função antioxidante muito interessante, que auxilia na limpeza do organismo, além de ser uma boa opção de chá para aumentar a imunidade.

Rico em substâncias conhecidas conhecidas como polifenóis, as folhas do chá verde podem ajudar a prevenir o envehecimento precoce. Além de auxiliar no combate de doenças.
Boldo para aumentar a imunidade
Com propriedades que acalmam o sistema digestivo, o boldo, além de aliviar os sintomas da gastrite, possui outros benefícios para a saúde. Todavia, o que nem todo mundo sabe é que o boldo pode ajudar na função de regular o sistema imunológico do corpo! Desse modo, um ótimo aliado da saúde e do sistema imune.
Consuma com moderação! Chás para aumentar a imunidade não substituem remédios
Com a chegada do inverno, nada melhor do que preparar uma xícara de chá que, além de aquecer, ajuda na prevenção de gripes e resfriados.

No entanto, vale lembrar que o consumo de chás de ervas não substitui o uso de medicamentos, quando esses são indicados pelo médico.

Além do mais, o consumo de chás deve ter moderação. Portanto, para cada chá para aumentar a imunidade citado, consuma no máximo uma xícara ao dia. Grávidas, mulheres que estão amamentando ou menores de 12 anos devem sempre tirar suas dúvidas com um médico antes de consumir diariamente algum tipo de chá de ervas.

Por fim, o que você achou da nossa indicação de chás para aumentar a imunidade? Conta aqui para nós nos comentários. Até mais!

Leia também: O chá de boldo não serve apenas para má digestão! Veja 3 formas de preparar e surpreenda-se com os benefícios

Miriã Marconi, pedagoga, comunicadora e estudante de Marketing. Atuo como redatora e copywriter há algum tempo, sempre tive o sonho de viver da escrita. Sou apaixonada por cinema, literatura e empreendedorismo. Acredito que as palavras podem mover o mundo e os negocios.