Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Brotos comestíveis (reprodução Photo on Unsplash)
Brotos comestíveis (reprodução Photo on Unsplash)

Saiba quais são os brotos comestíveis: confira seus benefícios e as melhores formas de consumo

Salvador, 10 de junho de 2022, por Adriele Barros – Germinar brotos comestíveis é uma prática que pode ser muito boa para a saúde. Quando germinadas, as sementes e os grãos aumentam sua quantidade de nutrientes no geral, além de melhorarem sua digestibilidade.

Em realidade, os brotos comestíveis são a planta em seu estágio inicial de desenvolvimento, a germinação. E, é nesse momento que carboidratos e gorduras são quebradas para se tornarem, respectivamente, açúcares e ácidos graxos, tornando a absorção mais fácil para o corpo.

Ademais, veja a seguinte matéria: Aprenda a plantar alho-poró na horta: veja como vale a pena investir nesse cultivo


Mas, o que são brotos comestíveis?
Os brotos comestíveis são um estágio germinativo mais avançado de alguns itens biogênicos (espécies que expandem e geram vida). Na lista de possíveis brotos. temos mais de 30 espécies de sementes de hortaliças, como a rúcula e o brócolis. Ademais, temos também as leguminosas como o feijão, a soja e até mesmo o grão de bico.

Por serem de fácil digestão, eles ofertam o que há de melhor para nosso organismo funcionar bem. Por isso, se deseja descobrir mais sobre os diferentes tipos de brotos e seus benefícios, siga aqui com o Agro Notícias.
Tipos de brotos e seus benefícios
São diversas as opções de brotos para você acrescentar às suas receitas e, para tornar suas escolhas ainda mais fáceis, reunimos aqui alguns tipo deles, junto às suas funções. Por isso, siga lendo e não perca nada.
Brotos de feijão
O broto do feijão é uma boa aposta para aqueles que desejam sabor, nutrição e evitar calorias. O processo de germinação dos feijões elimina as indesejáveis substâncias que causam flatulência, afirma matéria publicada por Veja Saúde, por Andressa Basilio, em 20 de novembro de 2020.

Leia a seguinte matéria e, com certeza, se surpreenda: Pare de se estressar sem saber o que plantar em cada mês do ano! Confira quais as melhores mudas para cultivar
Broto de brócolis
Temos ainda o brócolis, alimento cujos brotos são ricos em vitaminas A, C e K, bem como são fibrosos, ajudando no bom funcionamento intestinal. Um dica para você evitar o amargor de certos brotos, como o de brócolis, é apostar em molhos naturais, feitos com azeite, gengibre, fruta desidratadas, sal e limão, por exemplo.
Broto de girassol
A semente é muito valorizada por aqueles que possuem hábitos alimentares mais saudáveis. E o broto de girassol não fica para trás das próprias sementes. Afinal, esse ingrediente possui valores altíssimos de ômega-6, além de carregar substâncias antioxidantes e vitaminas do complexo B.

Esse broto é, ainda, um aliado na promoção da imunidade por ser rico em zinco. E, lembre-se de quando for produzir seu broto, retirar a casca que solta da semente no processo, para evitar uma germinação dura e fibrosa.
Broto de repolho roxo
O broto do repolho roxo irá apresentar as mesmas propriedades que o brócolis, uma vez que ambos são crucíferos. Além do mais, ele possui destaque em sua ação antioxidade, bem como maior estoque de vitaminas A, K, e E. Essa mistura de vitaminas pode não só ajudar sua mente, como proteger seus olhos e atuar em seus cabelos e unhas.
Broto de quinoa
Essa pequena semente é um superalimento, e seus brotos não ficam para trás. Ele é fonte de ômega 3 e 6, que são essenciais para o funcionamento cerebral. Reunindo também vitaminas B, ferro o que fortalece nosso sistema imunológico. Similarmente, temos os brotos de gergelim e alpiste, que podem ser revezados a fim de dinamizar sua dieta.

Por fim você precisa ter em mente que o prazo de validade dos brotos comestíveis é curto. Assim, devem ser consumidos imediatamente e enquanto frescos. E, caso escolha cultivar em casa, se atente à circulação do ar e à limpeza do lugar. Ademais, nós do Agro Notícias esperamos ter conseguido motivar você a acrescentar esses alimentos ao seu dia a dia, bem como ter trazido opções para seu cardápio.

Enfim, leia: 4 erros comuns que prejudicam sua horta em casa; corrija-os imediatamente para obter sucesso

Sou bahiana, com sede de conhecimento e sempre pronta para sonhar cada vez mais alto, apaixonada pela leitura e escrita e amante da mãe natureza. Atualmente me encontro na Universidade Federal da Bahia. Essa minha paixão por escrever me trouxe até aqui, a fim de compartilhar meus conhecimentos em diversos tópicos e aprendendo mais. Espero conseguir ajudar inúmeras pessoas a conhecer mais e errar menos.