Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Árvore frutífera (Reprodução: pexels)
Árvore frutífera (Reprodução: pexels)

Melhores maneiras de evitar doenças nas árvores frutíferas; confira essas dicas que são uma regra quase geral para elas

Salvador, 10 de junho de 2022, por Pedro Lucas – Um pomar sofre ataques por inúmeras pragas e doenças ao longo de sua vida, o que pode trazer problemas sérios para a qualidade de vida de árvores frutíferas afetando, dessa forma, a qualidade dos seus alimentos. Assim, além de prejudicar os frutos, as plantas ficam altamente debilitadas e podem vir a morrer caso não tenham os devidos cuidados.

Entretanto, nem sempre é possível realizar com precisão a análise de árvores. De antemão, é importante ressaltar que a confirmação do diagnóstico só é possível com o envio de amostras de folhas e/ou de frutos para uma checagem completa. Entretanto você pode adotar algumas medidas preventivas para amenizar a situação. Por isso, confira com a ajuda do Agro Notícias as melhores dicas para evitar doenças nas árvores frutíferas.

Veja, também: Como plantar árvore da fruta do conde? Aprenda com estas dicas simples

Árvore frutífera (Reprodução: pexels) Árvore frutífera (Reprodução: pexels)
Como evitar doenças nas árvores frutíferas?
Como uma diversidade de doenças grandes, é necessária a prática de constantes vistorias para verificar da melhor forma a saúde da planta. Entretanto, o controle preventivo pode ser de ótima ajuda nesse sentido ajudando, assim, a evitar e diminuir as possíveis pragas e doenças. Confira abaixo:

Confira, também: Entenda a importância de higienizar frutas da maneira correta e como fazer isso em poucos minutos
Prevenção de formigas
Para uma prática de controle preventivo das formigas é possível utilizar uma espécie de minissaia ou um disco feito com plástico grosso, ou o próprio papelão laminado. Assim, quando preso ao tronco da planta, evita que as formigas subam e prejudiquem a vegetação.
Controle de pragas
Outro método preventivo são armadilhas feitas para capturar determinados tipos de insetos. Há também, o controle natural via a utilização de outras espécies, colocando em volta predadores de pragas e vetores de doenças. Dessa forma, funciona como um tipo de controle de natalidade de agentes não desejados, usando elementos da natureza.
Controle químico
O uso desses componentes deves ser indicado por um engenheiro especializado na área, diz a matéria da Globo, escrita por João Mathias, em 3 de janeiro de 2020. Assim, essa é uma poderosa prevenção e imediata solução para árvores frutíferas. Entretanto é preciso cuidado para não causar acidentes por envenenamento. Por isso, essa hipótese deve sempre contar com a ajuda de um profissional. Além disso, o momento da aplicação exige devida proteção, pois, geralmente são compostos muito nocivos.

Ademais, confira: Não confunda atemoia com graviola: saiba tudo sobre essa fruta saborosa e repleta de benefícios para a saúde