Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Saiba como ensinar o seu gato filhote a usar a caixinha de areia; veja dicas práticas
Saiba como ensinar o seu gato filhote a usar a caixinha de areia; veja dicas práticas (imagem: pexels)

Saiba como ensinar o seu gato filhote a usar a caixinha de areia; veja dicas práticas

Salvador, 5 de julho de 2022, por Larissa Melo – Os gatos costumam aprender com mais facilidade do que os cachorros a usar a  caixinha de areia. Isso devido a questões de instinto para não atrair predadores, devido ao forte odor de suas fezes e urina.

Hoje, iremos falar sobre como ensinar um gato filhote a usar caixinha de areia. Pois, por mais que os gatos tenham instinto, às vezes acontece de alguns tutores terem dificuldades com o seu bichano. Sendo assim, confira as dicas abaixo!

Saiba como ensinar o seu gato filhote a usar a caixinha de areia; veja dicas práticas
Saiba como ensinar o seu gato filhote a usar a caixinha de areia; veja dicas práticas (imagem: pexels)

Os primeiros passos

Antes de falarmos da apresentação da caixa ao gato, temos que tratar sobre a escolha da caixa e da areia. Então, confira aqui no Agro Notícias, como fazer a escolha desses dois elementos da melhor forma possível. 

Escolhendo a caixinha de areia

A caixa não pode ser muito pequena, deve haver espaço suficiente para o gato se mover e girar a vontade dentro dela, não o impedindo de cavar e enterrar. Pois, caso esses movimentos não sejam possíveis, ou difíceis, isso pode levá-lo a rejeitá-la.

Escolhendo a areia

Existem 4 tipos de areia para gatos, são elas: areia sílica, granulado higiênico, areia biodegradável para gatos e areia higiênica comum. Quanto a escolha, vai depender de cada situação. A areia sílica, por exemplo, é uma ótima opção para apartamentos e caixas que ficam dentro de casa.

Ensinado o gatinho a usar a caixinha de areia

Com a caixa do tamanho correto e a areia escolhida, chegou a hora de ensinar o gato a usá-la. Isso deve ocorrer o mais cedo possível, pois ficar adiando esse ensino pode torná-lo mais difícil. Assim, você precisará ensinar o gato e, então, dar uma recompensa.

Comece colocando o gato dentro da caixa e incentive-o a realizar movimentos de enterrar com as patas da frente. Faça isso de preferência após ele comer, para ficar mais fácil de assimilar que aquele local serve para realizar as suas necessidades.

Quando ele realizar as necessidades na caixinha de areia, seja porque você o colocou lá ou seja porque ele foi sozinho, recompense-o com um petisco. Você pode ainda recompensá-lo com carinho ou outra coisa que ele goste, para incentivá-lo e acelerar o processo de aprendizado.

Realize esse incentivo até que ele esteja completamente acostumado com o hábito de fazer suas necessidades na caixa. Assim, com esse método de ensino e recompensa fica muito mais fácil ensinar o gato a usar a caixinha de areia.

Larissa é estudante de Medicina Veterinária e se descobriu como redatora em 2018. Desde então, escreve para diversos nichos.