Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Cajá (Fonte: iStock)
Cajá (Fonte: iStock)

Que tal melhorar o funcionamento do intestino com o cajá? Confira esse e outros benefícios do consumo rotineiro da fruta

Salvador, 03 de junho de 2022, por Janaina Brito – Você conhece o cajá? Popular durante o verão, maior período de sua colheita, essa fruta refrescante é famosa no Brasil por suas polpas e sucos. Porém, muito mais que um simples alimento, ela possui benefícios incríveis para a saúde.

O Spondias mombin, nome científico do cajá, possui propriedades antioxidantes, auxiliando no combate e prevenção de várias doenças, além de ser fonte de muitos nutrientes importantes para o organismo. Assim, confira aqui, no Agro Notícias, tudo sobre essa fruta e quais as vantagens de você acrescentá-la à sua alimentação.

Leia mais: Conheça a mangaba e suas vantagens para a saúde: não perca a chance de adicionar essa frutinha em suas refeições

Cajá (Fonte: iStock) Cajá (Fonte: iStock)
Benefícios do cajá
Essa fruta possui uma composição nutricional poderosa. Fonte de minerais importantes como ferro, cálcio e fósforo. Além disso, também é rico em vitaminas A, C e do complexo B e fibras. Logo, segundo Emily Evangelista em matéria para o site Tecno Notícias, em 29 de outubro de 2021, é um ótimo aliado para a saúde do organismo e na melhora do sistema imunológico.

Veja as principais vantagens no consumo do cajá, a seguir:
Possui ação antioxidante
Essa fruta é rica em antioxidantes, como a vitamina C, que atuam combatendo os radicais livres, compostos que causam danos as células e estimulam o envelhecimento precoce. Dessa forma, o cajá atua prevenindo doenças associadas ao estresse oxidativo, como problemas cardiovasculares.

Ademais, a ação dos antioxidantes também é perfeita para a pele, e o cajá é capaz até mesmo de atuar em distúrbios hormonais, combatendo os efeitos da TPM, por exemplo.
É ótimo para o intestino
O cajá é uma grande fonte de fibras solúveis, aumentando, assim, o trânsito intestinal e combatendo a prisão de ventre. Portanto, se você sofre com constipação, investir no suco dessa fruta antes do desjejum pode ser uma boa ideia.

Veja, também: Carambola é rica em vitamina C, e traz ótimas vantagens para o organismo; descubra tudo sobre ela
Combate a anemia
Essa fruta possui uma composição muito grande em ferro. Então, é perfeita contra a anemia ferropriva, aquela causada pela deficiência do mineral.
Estimula o emagrecimento saudável
Com poucas calorias, esse alimento é perfeito para quem está cumprindo uma dieta em busca da perda de peso. Assim, ele possui poucas calorias e sua quantidade de fibras promove a saciedade, diminuindo o apetite. Outrossim, ajuda a desinchar, visto que possui ação diurética.
Contribui para a saúde dos ossos
Fonte de cálcio e outros minerais essenciais para a saúde dos ossos e dos dentes, o cajá previne, portanto, diversas doenças como a osteoporose, entre outras condições relacionadas.

Continue lendo: Conhece a fruta jenipapo? Saiba tudo sobre ela agora mesmo