Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
O que plantar com garrafa pet (reprodução Canva Pro)
O que plantar com garrafa pet (reprodução Canva Pro)

Canteiros de garrafa PET: saiba como pôr em prática essa super dica

São Paulo, 04 de junho, por Camila Adário – As embalagens plásticas de refrigerantes são ótimos itens para se reciclar em casa dado a infinidade de artefatos que podem ser produzidos a partir delas. Desse modo, hoje, o Agro Notícias irá te ensinar a como construir um canteiro de garrafa PET para trazer mais beleza para o seu jardim.

De acordo com Uol, em artigo de Simone Sayegh, essas embalagens plásticas podem ser reaproveitadas em canteiros e em cultivos hidropônicos, penduradas formando ‘cascatas’. Sempre posicionado em um local ensolarado, o sistema só ocupa uma pequena área pois tem orientação vertical. Portanto, confira agora mesmo o passo a passo de como montar um canteiro de garrafa pet em sua casa.

Desse modo, leia também: Que tal reaproveitar garrafas PET no jardim? Conheça 3 excelentes dicas

Canteiros de garrafa pet: saiba como pôr em prática essa super dica / Reprodução: Canva Pro Canteiros de garrafa pet: saiba como pôr em prática essa super dica / Reprodução: Canva Pro
Como construir canteiros de garrafa PET
Por ser um material muito fácil de se encontrar, as garrafas PET são objetos perfeitos para se reciclar e criar novos objetos. Assim, de modo fácil e rápido, sem gastar muito dinheiro, é possível a criação de lindas decorações, como os canteiros. Logo, confira agora algumas dicas para facilitar esse processo.
1. Separe e lave bem as garrafas
O primeiro passo é separar a maior quantidade de garrafas PET que você conseguir. Para grandes áreas, recomenda-se a utilização de 10 garrafas para um melhor resultado. Assim, lave bem, de modo a retirar todo os resíduos das bebidas do fundo da garrafa, e deixe que sequem ao sol por, pelo menos, 30 minutos.
2 . Corte as garrafas
Após lavar e secar bem, o próximo passo é cortar as garrafas. Lembre-se de que todas elas devem ser cortadas da mesma forma, com uma espécie de janela, que será a abertura por onde a planta irá crescer. Sempre deixe uma distância entre a parte debaixo da garrafa e a abertura. Essa distância deve ser de ,no máximo, 5 centímetros. O fundo de todas as garrafas deve ter um furo, que permita a saída do excesso de água na terra.

Nesse hiato, confira também: Três plantas para banheiro muito usadas por paisagistas; mude a cara do ambiente
3. Fure as garrafas para pendurá-las
Para que as garrafas fiquem bem ajustadas e equilibradas na hora que você for pendurar seus canteiros, esse passo deve ser feito com cuidado. Desse modo, faça dois furos na região próxima às aberturas superior e inferior. Nesse espaço, passe o cordão que segurará as garrafas. O ideal é que todas tenham marcações em distâncias equivalentes, para manter a simetria quando forem penduradas na parede, evitando prejuízos para o desenvolvimento da planta.
4 . Prepare seus canteiros para o cultivo
Com os canteiros já fixados na parede, preencha-os com terra até a metade da altura da garrafa. Após isso, misture a terra com adubo orgânico, para melhorar e incentivar o crescimento e o desenvolvimento das sementes. Regue bem o solo sem, no entanto, encharcar o solo, pois isso causará o apodrecimento das raízes. Posicione as sementes no solo, de modo a deixar 2 cm de distância uma da outra.

Agora você já sabe como produzir um canteiro com garrafa pet em sua casa e sempre irá ter uma linda área de cultivo e decoração em seu jardim. Se gostou dessa dica, lembre-se de compartilhar com seus amigos e familiares e de conferir as outras matérias no site.

Antes de ir, confira: Como fazer sementes de flores germinarem? Passo a passo como é feito esse processo corretamente, aprenda agora

Desde pequena apaixonada por livros, a arte da escrita entrou de vez na minha vida durante o período preparatório para o curso de medicina. Hoje, sendo difícil se manter longe dos textos, escrevo para o ÉmaisMT.