Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Rega sustentável (reprodução Canva Pro)

Rega sustentável: saiba o que é e algumas dicas simples para fazê-la

Ter plantas por si só garantem sustentabilidade para o seu jardim. Elas são responsáveis por purificar o ar, eliminam o gás carbônico, responsável pelo efeito estufa e criam um ecossistema no local, por exemplo. Porém, se faz necessários que todo o processo de cuidados das plantas seja feito de maneira sustentável, evitando desperdício desnecessário de água. Mas, você sabe realizar uma rega sustentável?

Portanto, reunimos em nossa matéria as melhores dicas para você diminuir o consumo de água, ajudando na preservação do meio ambiente. Desta maneira, continue lendo nosso conteúdo e saiba a melhor forma de realizar a rega sustentável, sem prejudicar o desenvolvimento do seu jardim.

Confira agora: 7 plantas coloridas para deixar seu jardim ainda mais colorido e bonito, confira
Troque a mangueira pelo regador.
De acordo com o Isabela Leite, em 12 de agosto de 2014, em colaboração com o site G1, uma forma de garantir uma rega sustentável é trocar a mangueira pelo regador. A utilização da mangueira não é recomendada, pois gera muito desperdício, desperdiçando cerca de 186 litros sem controle da saída de água.

Por outro lado, o regador proporciona justamente esse controle da vazão, garantindo uma economia de 96 litros de água a cada 10 minutos. Portanto, você pode encontrar facilmente esse utensílio em casas de jardinagem, ou fazer o seu regador em casa utilizando garrafa pet.
Captação de água da chuva
Ademais, você pode realizar a captação da água da chuva com um sistema eficiente. Com o reaproveitamento da água pluvial, você economiza, diminuindo os gastos ao final do mês e garante uma irrigação mais consciente. Portanto, existem diversas maneiras de realizar a captação de água, mas uma forma simples é através da utilização de bombonas.

Assim, inicie instalando calhas no telhado de modo a direcionar a água da chuva para um local só. Após a instalação, coloque a bombona na direção de onde sairá a vazão da calha, armazenando a água em dias chuvosos. A recomendação é utilize o mais rápido possível, evitando que a água fique parada, evitando a proliferação de microrganismos.
Escolha espécies com pouca exigência de água
Ademais, para se alinhar com a rega sustentável, você pode optar por escolher espécies com pouca exigência de água para o seu jardim. Dessa maneira, você pode criar um cronograma de irrigação com demanda inferior, economizando água e tempo também.

Portanto, os cactos (Cactaceae), os lírios-da-paz (Spathiphyllum wallisii), ou lavanda (Lavandula), são espécies dentre diversas que se adaptam bem em solos mais secos. Assim, você mantém hábitos mais sustentáveis em seu jardim, sem atrapalhar o bom crescimento do seu canteiro de plantas.

Confira já: Que tal reaproveitar garrafas PET no jardim? Conheça 3 excelentes dicas

Rega sustentável (reprodução Canva Pro) Rega sustentável (reprodução Canva Pro)
Horário adequado para irrigação
Você sabia que existem horários ideais para realizar a irrigação de suas plantas? Utilize essa informação ao seu favor garantindo a hidratação eficiente dos cultivos e regando de forma mais consciente também. Isso ocorre, pois, em alguns horários a absorção d’água é mais propenso e em outros nem tanto. Ao molhar suas plantas ao meio-dia, o pico de calor é maior, comprometendo a rega com a evaporação. Já pela noite após as 21 horas, as plantas naturalmente não absorvem muito líquido.

Assim, opte por realizar a irrigação nos primeiros raios solares do dia e após as 17 horas, antes de anoitecer. Isso vai garantir que seu jardim tenha bom proveito da água disponibilizada e você cria um sistema de irrigação com sustentabilidade.

Por fim, nós do portal Agro Notícias esperamos que agora você tenha aprendido todas as dicas essenciais para realizar a rega sustentável em seu jardim. Ademais, que você compartilhe nosso conteúdo com quem você conhece, mostrando-os que é possível preservar o meio ambiente, até mesmos ao cuidar das plantas.

Veja e se surpreenda: Como usar paletes para fazer um belo jardim vertical, confira esse guia descomplicado

Sou da Bahia, já estudei em escola técnica em Agroecologia, sou simpatizante da área e adoro estar em contato com a natureza e os animais. No momento, estou em graduação na Universidade Federal da Bahia. Espero poder utilizar os conhecimentos adquiridos e o gosto pela escrita e leitura de modo a ajudar cada vez mais as pessoas e me manter em constante aprendizado também nesta plataforma.