Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
rótulo dos alimentos (Reprodução: pexels)
rótulo dos alimentos (Reprodução: pexels)

5 pontos importantes para observar nos rótulos do alimentos, saiba mais

Salvador, 9 de junho de 2022, por Pedro Lucas – Quando a fome e a preguiça batem, não tem jeito, o que vem pela frente são os alimentos industrializados e de fácil acesso. Dessa forma, eles acabam por fazer parte da nossa alimentação. Contudo, os biscoitos recheados, as lasanhas, os salgadinhos e todos esses produtos são da volumosa camada que obtêm um teor nutritivo muito baixo. Por isso, o rótulos dos alimentos com informações nutricionais são obrigatórios.

Dessa forma, a regulação pelo órgão da ANVISA e as portarias emitidas acabam sendo as principais responsáveis pelo que os rótulos dos alimentos devem ou não conter. Assim, a sua finalidade é levar aos consumidores as principais informações sobre os produtos. Em geral, eles trazem dados baseados na quantidade saudável que podemos consumir. Por isso, com a ajuda do Agro Notícias, você vai conferir algumas dicas para ajudar a observar melhor esses dados.

Veja, também: Cinco dicas para mudar a sua rotina alimentar: um passo de cada vez, veja como pode ser mais fácil do que você imagina

rótulo dos alimentos (Reprodução: pexels) rótulo dos alimentos (Reprodução: Pexels)
Quais informações são importantes no rótulo de alimentos
Em geral, os rótulos trazem alguns dados baseados na quantidade saudável que podemos consumir. É o que diz UOL, em texto por Tainah Medeiros, de 28 de setembro de 2015. Assim, sempre ao lado das porções terá uma porcentagem de quanto daquele alimento contribui para o total de nutrientes diários que você deve consumir diariamente. Dessa forma, é importante que você confira se todos esses nutrientes estão à disposição da tabela nutricional. Ademais, caso não tenha uma tabela, desconfie.

Confira, também: Precisa de mais espaço? Confira essas excelentes dicas para organizar a geladeira
Leitura de rótulo dos alimentos
O rótulo do alimento é uma forma de comunicação entre os produtos e os consumidores. Afinal, vai ser por esse meio que você vai conhecer exatamente o que tem dentro da caixinha, lata ou embalagem. Por isso, saiba todas as informações que sempre devem estar presentes nos rótulos, e aquelas às quais precisamos ficar mais atentos. Assim, você vai fazer as melhores escolhas alimentares desde a compra no supermercado até a hora de consumir.
1. Lista de Ingredientes
Compõe tudo a respeito do que leva o produto. A leitura dessa informação é importante porque o consumidor pode identificar a presença de termos como açúcar, sacarose, glicose, ou outros tipos de açúcar, como a dextrose.
2. Prazo de Validade
Você deve estar sempre atento a essa informação. Afinal, ela vai ajudar a evitar aquela possível dor de barriga, principalmente com aqueles alimentos que levam derivados da vaca, como o leite.
3. Conteúdo Líquido
Indica a quantidade total de produto contido na embalagem. Por isso, o valor deve ser expresso em unidade de massa (quilo) ou volume (litro). Importante para estipular estratégias de preço. De maneira geral, uma embalagem de maior quantidade do mesmo produto sai mais em conta, proporcionalmente.
4. Lote
É um número que faz parte do controle na produção. Dessa forma, caso haja algum problema, o produto pode ser recolhido ou analisado pelo lote ao qual pertence.
5. Tabela nutricional
A tabela nutricional compõe um dos itens cruciais nos rótulos dos alimentos. Sua leitura é importante porque a partir das informações nutricionais você pode fazer escolhas mais saudáveis para você e sua família como dito mais acima.

Ademais, confira: Cinco dicas para mudar a sua rotina alimentar: um passo de cada vez, veja como pode ser mais fácil do que você imagina

21 anos, Nascido em Salvador, Bahia, dedicado a leitura e a escrita por amor e passatempo, estudante de B.I em Artes no Universidade Federal da Bahia.