Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Casca de ovo nas plantas (Fonte: Pexels)
Casca de ovo nas plantas (Fonte: Pexels)

Quando colocar casca de ovo nas plantas: aprenda a reconhecer a necessidade desse adubo

Salvador, 28 de maio de 2022, por Janaina Brito – Os adubos caseiros são uma ótima forma de fornecer nutrientes para as plantinhas de forma simples e econômica. Casca de ovo nas plantas é um exemplo muito bom dessas receitinhas, sendo uma ótima aliada na manutenção da saúde dos vegetais.

Esse adubo é ainda mais essencial para as espécies cultivadas em vasos. Afinal, fora da terra, elas dependem exclusivamente dos produtos que nós colocamos para o seu desenvolvimento. Desse modo, veja aqui no Agro Notícias, quando colocar casca de ovos nas plantas e aprenda os benefícios desse truque.

Leia mais: Cinzas realmente funcionam de adubo? Veja a forma mais prática de reforçar a saúde das suas plantinhas

Casca de ovo nas plantas (Fonte: Pexels) Casca de ovo nas plantas (Fonte: Pexels)
Por quê usar casca de ovo nas plantas
Segundo Bruna Martins em matéria para a revista Casa Vogue, em 15 de outubro de 2021, as cascas dos ovos são bastante ricas em cálcio. Esse macronutriente é essencial para o desenvolvimento das raízes, além de auxiliar na absorção de micronutrientes, como outros minerais, e também de molibdênio.

Assim, ele é ideal para o crescimento saudável das plantas. Ademais, ele pode ser aplicado em qualquer espécie, sendo um adubo coringa para se produzir e ter à disposição em casa.
Como fazer
Esse adubo possui um preparo muito simples. Basta secar as cascas dos ovos, seja ao ar livre mesmo ou fazendo uso do forno em temperatura baixa. O importante é esse material estar bem sequinho. Em seguida, é só triturar e adicionar ao substrato da planta.

Ele ainda pode ser utilizado em conjunto com outros ingredientes que são capazes de adubar as plantinhas, como borra de café e matéria orgânica ainda não decomposta (cascas e sobras de vegetais).

Entretanto, fique atento! O excesso de cálcio, ou seja, o excesso na aplicação das cascas pode tornar o solo alcalino, o que não é interessante pra planta. Essa alteração de pH interfere no amadurecimento das espécies. Logo, utilize um grama do pó triturado das casquinhas para cada litro de substrato.

Veja, também: Esterco de cavalo serve de adubo? Veja como curtir e usá-lo como adubo natural para as suas plantas
Quando usar o adubo
Recomenda-se aplicar esse adubo natural principalmente durante a fase de muda da sua planta. Isso porque, como o cálcio absorvido estimula o crescimento das raízes, a casca de ovo vai ajudar na fixação da espécie no vaso e no seu desenvolvimento saudável.

Outrossim, é necessário respeitar um limite na aplicação da casca de ovo nas plantas. Geralmente, de 6 em 6 meses é o ideal para a espécie aproveitar e voltar a precisar do cálcio. Além disso, se você sofre com solos ácidos, também é interessante utilizar o pó da casca para neutralizar o substrato.

Confira, a seguir: Como fazer adubo com borra de café e casca de ovo para recuperar qualquer planta murcha; aprenda a preparar e usar