Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
como cuidar de uma pimenteira em vaso-Foto: Canva Pro
como cuidar de uma pimenteira em vaso-Foto: Canva Pro

Aprenda como cuidar de uma pimenteira em vaso: Aplique este método e tenha várias frutas fresquinhas sempre a sua disposição

Montes Claros, 31 de maio de 2022, por Diego Rodrigues- Já imaginou poder ter várias pimentas fresquinhas sempre à sua disposição? Sim, isso é totalmente possível e fácil de se conseguir. Para isso, basta seguir as dicas de como cuidar de uma pimenteira em vaso, e você terá sucesso total.

Alguns itens são essenciais na hora de aprender como cuidar de uma pimenteira em vaso. Ou seja, é preciso saber qual é o solo ideal, quando regar, onde armazenar e como fazer a adubagem. Portanto, todos estes pontos serão abordados. Assim, com esses cuidados, o seu pé de pimenta vai crescer forte e saudável, proporcionando frutas deliciosas para a sua culinária.

Veja também: Pare de se estressar sem saber o que plantar em cada mês do ano! Confira quais as melhores mudas para cultivar
Aprenda como cuidar de uma pimenteira em vaso
De fato, o pé de pimenta é uma excelente escolha para quem quer ter um vaso verde em casa. Contudo, de acordo com artigo publicado por Simone Sayegh, em 30 de abril de 2014, no site Uol, as pimentas: cumari-do-pará, malagueta, dedo-de-moça, pimenta-de-cheiro e a biquinho, são as melhores opções para o cultivo em vaso. Seja qual for a sua escolha, aplique as dicas a seguir.

como cuidar de uma pimenteira em vaso-Foto: Canva Pro como cuidar de uma pimenteira em vaso-Foto: Canva Pro
Onde deixar a pimenteira?
A pimenteira é um vegetal de pleno sol, por isso, se você quer cultivá-la dentro de casa, mantenha a planta em local bem iluminado e que receba, no mínimo, quatro horas de sol pleno. Geralmente, janelas e sacadas oferecem estas condições.
Vaso
Um vaso pequeno demais prejudica o desenvolvimento da pimenteira, pois suas raízes crescem bastante. Sendo assim, o Agro Notícias recomenda um recipiente que tenha no mínimo, 30 cm de diâmetro e 20 de profundidade. Além disso, deve ter furos de drenagem para evitar o acúmulo de água.
Solo
Use um solo leve, fértil e de fácil drenagem. Nesse sentido, dê preferência à terra vegetal, pois esse tipo de material não é nem argiloso, nem arenoso demais. A propósito, evite plantar mais que três sementes no mesmo vaso.

Saiba mais: Conheça a rara orquídea garça-branca: surpreenda-se com a beleza dessa planta e saiba como cultivar
Quando regar a pimenteira
O de pé de pimenta precisa de regas regulares, mas sem encharcar o solo. Desse modo, sempre que a terra estiver totalmente seca, faça a irrigação. O melhor horário para molhar o solo é pela manhã, com o sol ainda frio.
Adubagem e poda
A adubagem é um passo simples, porém, fundamental para que estas dicas de como cuidar de uma pimenteira em vaso dê certo. Sendo assim, misture esterco de gado à terra, a cada 3 meses. Além disso, após a primeira colheita arranque os ramos da pimenteira. No mais, apenas faça poda das folhas secas e mal formadas.

Você também pode gostar: O que acha de cultivar avelãs no quintal? Descubra tudo sobre o plantio dessa espécie

Sou músico polivalente, tenho 35 anos e sou morador da cidade de Montes Claros /MG. Hoje, atuo como redator em tempo integral e sou estudante do curso: Artes Música, pela Universidade Estadual de Montes Claros. Aos 11 anos descobri que tinha facilidade com escrita e desde então, venho tentando me aprimorar.