Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Como plantar Hortelã em casa
Como plantar Hortelã em casa - Foto: IStock

Como plantar hortelã em casa? Aprenda quais cuidados você deve ter ao cultivar em vaso

Salvador, 16 de junho de 2022, por Gabriela Soares – A hortelã é uma erva aromática muito comum no Brasil e utilizada para temperar alimentos, preparar drinks, chás e sucos. Ademais, essa erva possui funções anti-inflamatória, adstringente e antisséptica e ainda melhora a digestão. Aprenda a como plantar hortelã em casa e tenha à sua disposição esse tempero natural.

Hoje, o Agro Notícias te ensina como plantar hortelã em casa. Embora se trate de uma erva que demanda fácil cuidado, é necessário se atentar a alguns detalhes que farão toda a diferença. Assim, aprenda qual o local adequado e quais os cuidados são necessários para se cultivar essa planta.

Confira também: O que é dieta low carb? Veja como ela funciona e se é benéfica para a sua saúde

Como plantar hortelã em casa Como plantar hortelã em casa – Foto: IStock
Curiosidades sobre a hortelã
Os tipos mais comuns de hortelã no brasil são: a hortelã pimenta e a hortelã comum. Como a hortelã comum exige menos cuidados e é mais resistente, ela é a mais recomendada para quem está iniciando e não tem muita experiência com cultivos.

A hortelã cresce mais rápido em climas quentes e úmidos, entretanto, pode ser plantada em qualquer período do ano. Quanto a iluminação, essa planta precisa de pelo menos 5 horas de luz por dia, sendo ela direta ou indireta. Da mesma forma a rega também deve ser constante. Ademais, não coloque a erva em locais de forte incidência de ventos.
Cuidados com o cultivo dessa hortaliça
Adube a terra a cada 1 mês ou reponha o substrato. Não exponha a erva constantemente à luz solar direta, pois ela pode morrer. Portanto, o ideal para essa planta é um local de exposição parcial ao sol. Cuide corretamente e as folhas irão brotar em, no mínimo 20 dias.

Segundo o Blog Petz, em 8 de dezembro de 2021, a planta pode produzir durante anos. Sendo assim, uma só muda pode te render anos de temperos para sua cozinha. Agora que você aprendeu a como plantar hortelã em casa, ponha em prática e aproveite os benefícios dessa erva.

Ademais, leia também: Chá de romã realmente é bom para a garganta? Leia mais sobre o mesmo e veja seus benefícios
Como plantar em vaso
Primeiro, escolha um vaso com 20cm de altura e com a maior largura possível. Pois as raízes da hortelã não são longas, porém, conforme a planta cresce, ela se espalha sobre a terra. Depois disso, faça furos no fundo do vaso para que a água escoe. Posteriormente, adicione uma camada de tecido com fibras naturais, pedras de brita e outra camada de tecido, criando um sistema de drenagem.

Após preparar o vaso, adicione a terra preparada com adubo. Depois disso, umedeça a terra e, então, adicione as sementes ou ramos. Posteriormente, cubra a semente ou ramo com 1 centímetro de substrato (a terra preparada). Além disso, mantenha o substrato sempre úmido, entretanto, evite encharcá-lo. Para identificar a necessidade de água verifique se a terra está seca com os dedos.

Aprenda também: Chá de cravo é bom para que? Observe como fazê-lo e todos os seus benefícios

Nascida em Salvador, Bahia, desde jovem muito curiosa e apaixonada pelo conhecimento, amante de livros, estudante de técnico em química e engenharia química no Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia da Bahia.