Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
O que é dieta low carb
O que é dieta low carb - Foto: IStock

O que é dieta low carb? Veja como ela funciona e se é benéfica para a sua saúde

Salvador, 10 de junho de 2022, por Gabriela Soares – Na dieta low carb, há a diminuição da ingestão de carboidratos e aumento do consumo de alimentos ricos em fibras, proteínas e alimentos com gordura boa. Ao longo da matéria, a resposta para a pergunta o que é dieta low carb ficará clara. Portanto, você saberá se esta dieta combina ou não com seu estilo de vida.

O Agro Notícias ensina para você o que é dieta low carb. Além disso, você vai aprender quais alimentos são permitidos e quais são proibidos. E, por fim, quais as contraindicações. Assim, caso seja a sua escolha ou necessidade, siga a dieta de forma mais fácil.

Confira também: 20 alimentos que diabéticos não devem comer. Veja aqui essa lista impressionante

O que é dieta low carb O que é dieta low carb? – Foto: Pexels
Veja os benefícios da Dieta Low Carb
Segundo Maria Sarah em colaboração com o site Globo, em 01 de novembro de 2021, a low carb é uma dieta onde há a substituição do consumo excessivo de carboidrato pelo consumo de proteínas, fibras, grãos e vegetais. Partilhe o que aprendeu até aqui com seus amigos e familiares e em seguida veja mais sobre essa dieta.

Os principais benefícios são: controle da fome, devido o aumento da saciedade; Diminuição dos níveis de colesterol e triglicerídeos. Contanto que as gorduras consumidas sejam “boas” como: azeite, oleaginosas e peixes gordurosos. Há também o controle da diabetes e regularização do funcionamento do intestino. Para além disso, observe após a dieta seu emagrecimento, devido o controle da fome e, por fim, uma diminuição da retenção de líquidos.
Alimentos Permitidos versus Proibidos
Os alimentos permitidos são: frutas frescas e com casca, vegetais em pequenas quantidades, proteínas magras e peixes. Coloque na dieta também: leites e derivados, gorduras boas e castanhas, sementes em geral e bebidas sem açúcar. Além disso, é importante consumir água regularmente durante o dia.

Na dieta low carb é importante que você evite o consumo de alimentos ricos em carboidratos. Entretanto, muitos desses alimentos fazem parte do dia a dia do brasileiro. Alguns exemplos são: açúcar refinado e cereais, frutas secas e farinhas, alimentos industrializados e ultra processados. Porém, apesar de ser evitado e consumido em baixa quantidade, o carboidrato não é cortado totalmente da alimentação.

Leia também: Como fazer brigadeiro sem leite condensado: Veja essa receita barata e fácil de fazer
Contraindicações
Ainda de acordo com o site Globo, em artigo de Maria Sarah, de 4 de novembro de 2021, para aderir a essa dieta, assim como a outras, você deve consultar um médico. As especialidades mais indicadas para esta consulta são: clinico geral, endocrinologista, nutrólogo e nutricionista. Assim, o profissional irá te receitar uma dieta personalizada e adequada para o seu perfil. Evite, assim, a desnutrição e a anemia

Agora você aprendeu o que é dieta low carb e quais são os alimentos permitidos. Além disso, aprendeu os que não são permitidos. Sendo assim, você deve consultar o seu médico e saber se essa dieta é viável para sua rotina. Além disso, coma pratos low carb casualmente, mesmo não seguindo a dieta.

Ademais, leia também: Confira como fazer um chocolate quente cremoso divino, gastando pouco e se esbaldando em chocolate

Nascida em Salvador, Bahia, desde jovem muito curiosa e apaixonada pelo conhecimento, amante de livros, estudante de técnico em química e engenharia química no Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia da Bahia.