Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Parede de plantas (reprodução Canva Pro)

O que acha de uma parede de plantas no quintal? Apaixone-se por essas super dicas

Salvador, 02 de junho de 2022, por Raíly Fortunato. Jardim vertical, parede verde, ou parede de plantas. São diversas as denominações para conceituar a nova tendência de decoração de ambientes que tem ganhado espaço nas casas nos últimos anos. Portanto, a parede de plantas é uma opção ideal para quem tem pouco espaço em casa e quer criar uma área arborizada em seu ambiente. Não apenas, quem quer repaginar e trazer uma nova decoração para dentro de casa ou nos quintais também se beneficia.

Dessa maneira, iremos te ensinar em nossa matéria todos os benefícios de aderir à essa tendência. Ademais, aqui estão reunidas as melhores dicas de como iniciar a montagem do espaço, como a estrutura da parede e as espécies ideais. Assim, pegue papel e caneta e anote todas as informações necessárias para montar sua parede de plantas da maneira mais eficiente.

Acesse agora: Já ouviu falar no jardim japonês? Saiba tudo sobre ele agora mesmo
Vantagens de montar a parede de plantas
Como já mencionado, a parede de plantas é uma ótima escolha para quem possui pouco espaço, como apartamentos, galerias, escritórios, ou casas sem quintal. Além disso, essa estrutura traz ao ambiente um ar de mais charme, elegância, mesclando com estilo mais moderno, utilizando estruturas marmorizadas, ou mais rústicas com paletes de madeira.

Dentre as vantagens de se aderir a esse estilo de jardim, está a integração da área verde em locais não propícios a um jardim no solo, dando maior valorização estética do ambiente e trazendo bem-estar. Para além da beleza, as paredes de plantas proporcionam a diminuição da emissão de carbono e melhoram a qualidade do ar. Além disso, a parede verde proporciona a regulagem da temperatura dos locais fechados, deixando-os mais arejados em dias quentes.
Escolha da estrutura
De acordo com Rayana Lira, em parceria com o site G1, em 24 de setembro de 2019, para a montagem da parede verde necessário achar uma estrutura que seja forte o suficiente para dar suporte às plantas. Dessa maneira, o jardim vertical pode ser montado com madeira, pregando os vasos de diversos tamanhos diretamente na parede, formando um estilo mais simples, econômico, porém harmonioso.

Além disso, você pode montar com blocos de cerâmica ou bloco pré moldados encontrados em casas de materiais de construção. Esse tipo de montagem necessita de impermeabilização e pintura, todavia, é uma estrutura bastante firme e moderna. A utilização de treliças é outra forma de dispor o seu jardim vertical. Assim, é necessário apenas chumbar a treliça na parede e prender os vasos com ganchos, garantindo ao jardim um estilo autoral e bastante variado com a escolha dos vasos.

Confira também: Que tal reaproveitar garrafas PET no jardim? Conheça 3 excelentes dicas

Parede de plantas (reprodução Canva Pro) Parede de plantas (reprodução Canva Pro)
Parede verde com paletes
Talvez a opção mais simples e econômica para montar as paredes verdes são as estruturas feitas a partir de paletes de madeira. Apesar de serem feitos com materiais simples, esse modelo garante o ambiente um estilo moderno com um ar de rusticidade, que se encaixa perfeitamente em qualquer local. Os paletes podem ser encontrados fácil e gratuitamente nas feiras livres, ou em indústrias que descartam esse tipo de produto.

Portanto, inicie lixando e envernizando os paletes, pois contêm farpas que podem machucar, além de o acabamento garantir mais resistência ao material. Assim, você pode pregar o palete diretamente na parede com pregos e martelos, ou com auxílio de uma furadeira. Após prendê-lo, é só incluir novas tábuas na horizontal, criando uma espécie de “prateleira” para apoiar os vasos. Outra forma de dispor sua parede verde com os paletes é prendendo os vasos de planta diretamente na madeira, deixando-os suspensos.
Escolha das espécies
Para haver sucesso na implementação da sua parede de plantas é essencial avaliar o espaço, enquanto sua localização, se é arejado e, principalmente, se há incidência de luz. Dessa maneira, se o local estiver luz do sol plena como varandas ou quintais, você pode optar por espécies que se adaptam bem à luz solar, como a Petunia e a onze-horas, de nome científico Portulaca grandiflora. Já para locais internos como salas, cozinhas ou escritórios, aposte nas Zamioculcas e a Tillandsia cyanea, conhecida popularmente por tilândsia, espécies mais adeptas à sombra.

Por fim, nós do portal Agro Notícias esperamos que você opte por adotar esse estilo de decoração em sua casa ou quintal, arborizando o ambiente. Ainda mais, que você agora saiba as melhores dicas para iniciar a montagem da sua parede de plantas sem nenhuma dificuldade.

Não deixe de ver: 7 plantas coloridas para deixar seu jardim ainda mais colorido e bonito, confira

Sou da Bahia, já estudei em escola técnica em Agroecologia, sou simpatizante da área e adoro estar em contato com a natureza e os animais. No momento, estou em graduação na Universidade Federal da Bahia. Espero poder utilizar os conhecimentos adquiridos e o gosto pela escrita e leitura de modo a ajudar cada vez mais as pessoas e me manter em constante aprendizado também nesta plataforma.