Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Plantas coloridas (reprodução Canva pro)

Quer dar mais vida ao quintal? Conheça essas 3 plantas coloridas que vão te ajudar nessa tarefa

Salvador, 7 de junho de 2022, por Raíly Fortunato. As plantas. em geral, arborizam o local, refrescam e trazem sensação de bem-estar também. Mas, você pode utilizar espécies variadas a seu favor e fazer uma linda decoração no seu quintal utilizando plantas coloridas e criando de forma simples um jardim com uma beleza harmônica e com cores vibrantes.

Portanto, descubra já em nossa matéria três lindas espécies de plantas coloridas para dar vida ao seu quintal, aprendendo todas as dicas para cultivá-las da maneira correta. Ademais, compartilhe esse conteúdo com quem você conhece e mostre-os também como criar uma linda aquarela em casa apenas utilizando plantas.

Acesse agora: Vamos deixar o home office mais aconchegante? Veja essas três plantas que vão ajudar nessa tarefa
Azaleia
De acordo com o site Globo, por Ana Beatriz Hoffert, em 07 de janeiro de 2022, as azaleias são lindas espécies que podem te ajudar na tarefa de colorir o seu quintal. De nome cientifico Rhododendron simii, as azaleias são fáceis de cuidar e se apresentam nas cores branca, rosa, amarela, vermelha ou mescladas. Assim, você pode escolher a cor ideal de acordo com a proposta de decoração que você almeja para eu jardim.

Para mantê-las sempre vibrantes, essa espécie de plantas coloridas precisa em média de 04 horas de luz direta no sol, mas, em dias chuvosos e com ventos fortes, precisam ficar abrigadas, pois suas flores são sensíveis. Além disso, a rega deve ser feita pela manhã de modo que o solo fique úmido, mas nunca encharcado, por isso, se for plantada em vasos, providencie uma drenagem adequada da água. Para manter sempre as flores com cores vibrantes, faça uma adubação orgânica como torta de mamona ou esterco curtido.
Coração-magoado
Coleus, conhecidos popularmente por coração-magoado, é uma espécie com beleza estonteante, sendo amplamente cultivados para a utilização em ornamentações. São folhas que formam um degradé, devido à mesclagem de cores vibrantes e fortes, que se apresentam principalmente em tons verdes, roxo, amarelo, marrom, rosa.

A melhor parte do seu cultivo é que se trata de uma espécie que não precisa de tantas manutenções. Ademais, por ser uma espécie perene, suas folhagens sempre vão decorar o seu jardim, não importa a época do ano. Ainda, você pode sempre mantê-lo ao sol. Afinal, trata-se de uma planta que exige ambientes iluminados, como os jardins, pois precisam de raios solares constantes para sobreviver.

Portanto, a única exigência dessas espécies é que sejam colocadas em locais fechados em regiões mais frias, como o sul do país. Seu solo deve ser sempre umedecido, porém não encharcado, de modo a evitar o ressecamento. Dessa maneira, para manter a folhas sempre bonitas e coloridas como são, aposte em adubos caseiros, como húmus de minhoca ou compostagem.

Veja também: Veja 3 plantas rústicas que irão combinar com a área da churrasqueira

Plantas coloridas (reprodução Canva pro) Plantas coloridas (reprodução Canva pro)
Dracena Vermelha
Não só as flores são capazes de trazer o colorido ao jardim de casa, como vimos com a coração-magoado, portanto, trouxemos outra opção de linda folhagem para você que compõe esse rol de plantas coloridas. A Cordyline terminalis, também chamada dracena-vermelha, é uma linda espécie arbustiva com folhas exuberantes com tons de vinho tinto que chamam bastante atenção. Sendo ideias para intercalar com espécies de cores mais claras, como as azaleias, criando um contraste em seu jardim.

As Dracenas são espécies que preferem bastante luminosidade também. Portanto, não há o que se preocupar quanto a exposição aos raios solares. Ademais, como as outras duas espécies, a rega para esse cultivo deve ser regular, mantendo o solo umedecido. Porém, não o mantenha completamente molhado, pois, pode levar ao apodrecimento das raízes.

Essas plantas também necessitam de nutrientes para crescerem bonitas e saudáveis. Portanto, aposte em adubação com substrato vegetal ou adubo orgânico com borra de café.

Por fim, nós do portal Agro Notícias desejamos ter te ajudo nesse desafio de colorir o seu quintal com as espécies mais lindas. Logo, esperamos que tenha anotado todas as dicas para cultivar plantas coloridas, criando uma linda aquarela em seu jardim.

Não deixe de conferir: O que acha de dar mais vida ao ambiente? Veja essa 5 lindas plantas de interior que farão a diferença

Sou da Bahia, já estudei em escola técnica em Agroecologia, sou simpatizante da área e adoro estar em contato com a natureza e os animais. No momento, estou em graduação na Universidade Federal da Bahia. Espero poder utilizar os conhecimentos adquiridos e o gosto pela escrita e leitura de modo a ajudar cada vez mais as pessoas e me manter em constante aprendizado também nesta plataforma.