Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Conheça a fruta proibida noni; saiba tudo sobre ela agora mesmo
Conheça a fruta proibida noni; saiba tudo sobre ela agora mesmo (Reprodução: Pixabay)

Conheça a fruta proibida noni; saiba tudo sobre ela agora mesmo

Salvador, 05 de julho de 2022, por Marlon Batista – Você já ouviu falar da fruta chamada noni? Ela é proveniente da sua árvore de origem asiática, mas conseguiu seu cultivo no Brasil se adaptando as novas condições. A noni é cercada de controvérsias pelo fato de não ser uma fruta totalmente conhecida pela ciência. Por isso, nós iremos lhe mostrar mais sobre essa curiosa fruta.

A noni ainda é alvo dos estudos científicos e isso acontece devido a incerteza das suas propriedades e efeitos à saúde com seu consumo. Acontece que a fruta pode possuir efeitos benéficos no nosso corpo. No entanto, os estudos a seu respeito mostram-se inconclusivos, além de que não se tem certeza do nível de toxicidade com o seu consumo a longo prazo. Continue por aqui para saber mais dessa fruta curiosa.

Conheça a fruta proibida noni; saiba tudo sobre ela agora mesmo (Reprodução: Pixabay)
Conheça a fruta proibida noni; saiba tudo sobre ela agora mesmo (Reprodução: Pixabay)

Para que serve a noni?

Conforme uma matéria divulgada por Bruna Stupiello, em 25 de fevereiro de 2015, no site Minha Vida, a noni possui utilidades para a melhora de algumas funções do organismo. Esses benefícios acontecem graças a sua composição nutricional que ainda não foi 100% identificada estando, assim, incompleta.

A propriedade mais conhecida da fruta é que ela poderia ajudar no fortalecimento do sistema imune prevenindo doenças e infecções, além de combater vírus e bactérias. Por conta desse fator, utiliza-se da noni em regiões da Ásia para fins medicinais devido a essa suposta capacidade no combate das enfermidades.

Então, essas poderosas capacidades da noni se daria pelo fato de ela possui altos níveis de concentração de substâncias antioxidantes, principalmente em vitamina C. Apesar dos estudos incertos, se estipula que a fruta teria uma alta capacidade em proteger as células do organismo. Isso se dá pela proteção contra a ação dos radicais livres causadores de doenças crônicas. Além disso, aponta-se que ela possuiria efeitos para alívio de dores, melhorando a digestão e o quadro de hipertensão, mas novamente, sem um apoio científico.

Como utilizar a fruta?

A forma mais conhecida para o consumo da noni é através de um suco feito com uva. Isso porque outra característica da fruta é o seu cheiro e gosto desagradáveis.

Para esse consumo, coloca-se a fruta em armazenamento por algumas semanas e depois retira-se o seu suco manualmente, sendo misturado com suco de uva. Assim, usa-se largamente esse suco como como um suplemento medicinal, principalmente na Polinésia, para o tratamento de doenças, dores e infecções.

É seguro consumi-la?

Uma dúvida frequente é se o consumo da noni é seguro no dia a dia como um alimento normal. Uma das maiores  controvérsias gira em torno desse consumo. Acontece que as sementes, assim como suas mudas, podem ser facilmente encontrada para venda. A venda é realizada pela internet, mas também acontece através de feiras e mercados e, logo, não se proíbe o consumo da fruta, pelo menos no Brasil.

A questão é que a ANVISA proíbe quaisquer produtos e fármacos feitos com a noni em sua composição, e que não tenham 100% de confiabilidade quanto a sua segurança. Além disso, não se permite a sua utilização no meio terapêutico. Portanto, pelo fato de apresentar estudos inconclusivos, pode ser que o alimento cause efeitos nocivos a longo prazo ou não. Por isso, você pode procurar como alternativa outras frutas e alimentos que tenham propriedades semelhantes, mas que sejam 100% confiáveis para consumo.

Baiano, soteropolitano, atualmente estudante de Química do Instituto Federal da Bahia. Utilizando da minha ânsia por conhecimento para a escrita, compartilhamento de informações e tópicos que irão te ajudar nas mais variadas situações.