Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Combater a mosca da fruta (Fonte: iStock)
Combater a mosca da fruta (Fonte: iStock)

Saiba como combater a mosca da fruta e descubra quais são as espécies mais atacadas por elas

Salvador, 10 de junho de 2022, por Janaina Brito – Suas frutíferas sempre são atacadas por moscas e você não sabe o que fazer? Esse é um dos principais problemas que assolam pomares, trazendo prejuízos para a produção de espécies nativas e cultivadas. Porém, qual a melhor forma de combater a mosca da fruta?

Esses insetos-praga são capazes de causar deformações, quedas precoces e até mesmo apodrecimento do fruto. Em alguns casos, quando não controlados, eles podem gerar perda total do cultivo. Desse modo, confira agora, no Agro Notícias, como combater a mosca da fruta e previna suas espécies desses danos.

Leia mais: Problema de fungos em frutas: saiba como combater o fumagina, um dos mais comuns entre as cítricas

Combater a mosca da fruta (Fonte: iStock) Combater a mosca da fruta (Fonte: iStock)
Ciclo dos insetos
As principais espécies de moscas que atacam os pomares são a Anastrepha fraterculus e a Ceratitis capitata e, ambas possuem um ciclo biológico muito similar. Assim, o estrago feito por esses insetos é causado pelas fêmeas, que furam os frutos e depositam seus ovos ali, e pelas larvas, que se alimentam da polpa, formando galerias dentro da fruta, até despontarem para fora antes da fase de pupa.

As frutas afetadas geralmente passam por um amadurecimento muito rápido, no qual ocorre deformação, alterações no sabor da polpa e até mesmo apodrecimento. Além disso, a mosca da fruta é responsável pela queda precoce dos frutos.

Segundo cartilha disponibilizada no site da Embrapa, em maio de 2016, esses insetos costumam atacar inúmeros cultivos. Assim, árvores cítricas, pés de maçã e de pera, ameixeira, goiabeira, pessegueiro, todas essas espécies podem sofrer com o ataque das moscas da fruta. Contudo, a diferença de uma pra outra está no início da contaminação e nos sintomas. Desse modo, se você nota características semelhantes na sua espécie frutífera, há grandes chances de o problema ser esses insetos-pragas.

Confira, também: Jabuticaba amarela: o que pode ser e como tratar? Saiba mais
O que fazer para acabar com a mosca da fruta?
Uma das circunstâncias mais comuns para a permanência desses animais é a presença de ciclos diferentes de frutificação das espécies vegetais. Logo, esses insetos sempre possuem alimento disponível para se reproduzir e espalhar, tornando mais difícil dar um fim ao problema.

Contudo, ainda é possível eliminar ou fazer o controle da mosca da fruta. A principal solução é a aplicação de inseticidas. Isso é o melhor se fazer caso você não queira mais encontrar frutos atacados por esses bichos, porém, essa saída pode exigir consulta com especialistas.
Combater a mosca da fruta
Além das já citadas, existem outras alternativas para o problema. A destruição dos frutos é uma ótima opção para o controle dos indivíduos adultos, afinal, sem as larvas, não há crescimento até essa fase. Predadores naturais das espécies de mosca citadas também são aliados no manejo dos insetos adultos.

Outrossim, proteger os frutos ou toda a planta com plástico, telas e outras barreiras, é o melhor a se fazer para impedir que as moscas das frutas depositem seus ovos nas polpas. Nesse caso, você pode usar papel manteiga ou kraft para bloquear o acesso as frutas, e, no caso das árvores ou pomares, telas sintéticas com malhas são ótimas para barrar os insetos da vegetação.

Por fim, em em último caso, você pode investir em armadilhas, colocando iscas para capturar ou matar as moscas. De acordo com João Mathias em colaboração para a revista Globo Rural, em 23 de outubro de 2017, é possível fazer uma solução para esse fim. Logo, misture uma parte de suco de frutas com quatro partes de água, acrescente um pouco de proteína hidrolisada (5%) ou melaço de cana (7%).

Finalmente, encha garrafinhas pet furadas com essa solução e posicione duas dessas armadilhas por cada planta. Assim, as moscas serão atraídas na busca de alimento e se afogarão. Viu como pode ser simples combater a mosca da fruta? Essas dicas podem ser um grande salva-vidas para as suas frutíferas.

Veja, a seguir: Existem plantas que afastam insetos e animais peçonhentos do quintal de forma natural? Descubra agora