Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Gardener holds in hands mineral fertilizing at home garden, close-up on pink gloves. Spicy herbs growing on background

É preciso ter cuidados com a adubação? Saiba quando e como fazer da maneira certa

Salvador, 22 de junho de 2022, por Janaina Brito – Você costuma adubar suas plantas? A adubação é uma etapa fundamental para o desenvolvimento e saúde das mais diversas espécies vegetais. Contudo, também é a atividade que mais gera dúvidas para quem cultiva as plantinhas, graças à variedade de tipos e formas de utilizar os fertilizantes.

Adubação nada mais é do que um processo de reposição de macro e micronutrientes, essenciais para que as plantas possam crescer e se manter. Mas, também é uma etapa que requer conhecimento e cuidados para que o excesso ou a falta não prejudiquem as espécies. Assim, confira agora, no Agro Notícias, um guia completo sobre adubos e saiba como escolher o melhor para você.

Continue lendo: Quando colocar casca de ovo nas plantas: aprenda a reconhecer a necessidade desse adubo

Adubação (Fonte: iStock) Adubação (Fonte: iStock)
Tipos de adubo
Já ficou claro que, se você busca manter seus vasos, jardim, horta ou quintal sempre saudável, não deve ignorar a etapa de adubação desses cultivos. Porém, como escolher a opção certa? Bom, isso vai depender da necessidade de cada planta.

De maneira geral, todas as espécies precisam, principalmente, de nitrogênio, fósforo e potássio, o trio NPK. Esses macronutrientes promovem o crescimento da planta, além de contribuir no desenvolvimento das raízes, flores e frutos e dar resistência para a vegetação. Ademais, outros minerais como cálcio, ferro e magnésio, micronutrientes, também são necessários.

Já os adubos possuem diversas classificações: sólidos e líquidos; com rápida ou lenta absorção. Mas, você deve se atentar mesmo para os tipos orgânicos e químicos. Os orgânicos são aqueles oriundos da decomposição de matéria orgânica, como os produtos de composteiras, por exemplo.

Os adubos químicos, no entanto, são gerados a partir da extração de minérios ou petróleo. Desse modo, eles costumam possuir uma absorção mais rápida, por já estarem melhor disponíveis para as plantas, quando comparados aos adubos orgânicos.

Veja, também: Adubo caseiro para a grama; saiba o que usar e outros cuidados simples que você pode ter com ela
Cuidados com a adubação
Agora que você já entendeu um pouco sobre os tipos de adubo, é hora de falar sobre os cuidados durante seu uso. Afinal, assim como a falta de adubação pode causar a morte de um cultivo, o excesso de fertilizante também é perigoso.

Segundo Silvia Montico, em matéria para o site UOL, em 31 de julho de 2021, muito adubo pode causar a queima das raízes e das folhas da planta, podendo levar à morte da espécie. Além disso, dependendo do tipo escolhido, algumas atenções devem ser redobradas. Adubos de rápida absorção, por exemplo, são mais agressivos e devem ser aplicados com moderação, seguindo as recomendações do fabricante.

Se você é iniciante no assunto, investir em um adubo orgânico, como o Bokashi, pode ser a melhor solução para não errar na dose. Com uma absorção um pouco mais lenta, ele vai fornecer todos os nutrientes necessários para a planta e ainda permite o reaproveitamento de resíduos vegetais.

Outro cuidado importante diz respeito ao momento certo para adubar. De tempos em tempos, as espécies vegetais precisam de um novo ciclo de fertilização, principalmente as que estão em vasos. Afinal, em um recipiente fechado não há reciclagem dos nutrientes, então, é necessário repor essas substâncias após o consumo pela planta.

Assim, a melhor época para fazer a adubação é quando a planta está ativa, crescendo e consumindo os compostos mais rapidamente, geralmente na primavera e no verão. Plantas novas ou recém plantadas estão mais fragilizadas, logo, o melhor é esperar e observar o que elas precisam.

Gostou? Leia mais: Como fazer NPK caseiro! Isso é indispensável para todas as plantas