Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
grama sempre verdinha e com a boa aparência, traremos algumas dicas e cuidados. Além disso, mostraremos como pode fazer um adubo caseiro para a grama.
grama sempre verdinha e com a boa aparência, traremos algumas dicas e cuidados. Além disso, mostraremos como pode fazer um adubo caseiro para a grama.

Adubo caseiro para a grama; saiba o que usar e outros cuidados simples que você pode ter com ela

Curitiba, 18 de junho de 2022, por Caroline Fortunato- Para você que tem vontade de deixar uma grama sempre verdinha e com a boa aparência, traremos algumas dicas e cuidados. Além disso, mostraremos como você pode fazer um adubo caseiro para a grama.

A boa notícia é que, após realizar a manutenção do seu gramado pode utilizar o que sobra da manutenção, reaproveitando e transformando em adubo caseiro para a grama. Confira agora algumas dicas de como reutilizar a grama, bem como deixá-la saudável e bonita.

Confira também: Jardinagem para iniciantes: veja essas dicas que te ajudarão muito para começar

Adubo caseiro para a grama( Reprodução Canva) Adubo caseiro para a grama( Reprodução Canva)
Adubar a grama
O site G1, em 10 de junho de 2015, mostrou através da avaliação de pesquisadores, como a própria grama cortada pode servir de adubo. Ou seja, com o processo de manutenção de seu gramado você pode reaproveitar e fazer adubo caseiro para grama. Dessa forma, esse novo composto formado serve também para o desenvolvimento de flores, raízes e frutos.

Além disso, traremos agora duas opções de adubo para grama que pode fazer em casa, são eles: compostagem e esterco animal ou vegetal. Ou seja, utilizando uma dessas opções sua grama se manterá saudável, verdinha e com aspecto bonita.

Ademais, veja: Você sabia que a acidez do solo pode interferir em suas plantações? Saiba mais sobre o assunto e aprenda a corrigir
Compostagem
Esse processo que se transformará em adubo é super simples. Basta fazer um buraco no jardim e colocar todo lixo orgânico nele. Em seguida, adicione camadas de serragem ou folhas secas à medida que for colocando mais lixo. Dessa maneira, em cerca de 1 mês você terá um adubo caseiro rico em nutrientes e pronto para utilizar na grama.
Esterco animal ou vegetal
Essa é uma ótima dica para deixar uma grama saudável. O processo para fazer é super fácil. Para isso, basta que se coloque o esterco no sol por uns dias antes de adicioná-lo ao solo. Nesse caso, pode se utilizar esterco de cavalo, vaca, galinha ou coelho. Além disso, se quiser utilizar esse tipo de adubo para plantas, mas não tem espaço em casa, basta comprá-lo pronto.
Cuidados com a grama
Mesmo a adubação sendo uma parte essencial para se ter uma grama saudável, existem alguns cuidados básicos que complementam. Ou seja, utilizando a dica do adubo caseiro juntamente com essas dicas, você terá um gramado lindo.

A primeira dica diz respeito à irrigação. Mesmo a chuva sendo uma ótima aliada, existem períodos do ano em que há chuvas e outros em que não há. Dessa forma, verifique a folhagem e se a terra está úmida, caso contrário, realize a irrigação manual.

Conforme a segunda dica, a poda é fundamental para manutenção da grama, prestando atenção no seu tamanho para não fazer essa atividade em excesso. Quando estiver com cerca de 7 cm, é o momento ideal para aparar. A terceira, diz respeito à frequência que se deve adubar a grama. Dessa forma, recomenda-se realizar esse processo a cada três meses.

Logo, agora que o site Agro Notícias já ensinou como fazer adubo caseiro para a grama, bem como trouxe dicas manter a grama saudável, para que você possa realizar esse processo com facilidade. Lembre sempre de prestar atenção na folhagem da grama para entender a sua necessidade no momento.

Continue vendo: Confira tudo que precisa saber para podar palmeira no quintal de casa; leia agora e acabe com as dúvidas

Sou baiana, atualmente moro em Curitiba e faço mestrado em Políticas Públicas(UFPR). Tive participação na organização de vários projetos, desde o ensino médio com a formação técnica em Turismo, até contribuição na graduação através da construção de uma Empresa Jr. de Empreendedorismo. Adquirindo gosto pela escrita e descoberta de temas, assim desejo continuar a contribuir, aprender novos conhecimentos.