Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Horta no quintal (Reprodução: pexels)
Horta no quintal (Reprodução: pexels)

Escolher o local ideal para horta no quintal; saiba o que considerar e não erre na escolha

Salvador, 22 de junho de 2022, por Pedro Lucas – Está interessado em fazer um canteiro? Ter uma horta no quintal é mais fácil do que você imagina. Os canteiros facilitam o plantio de algumas plantas, deixando o processo muito mais rápido e fácil. Por isso, são locais perfeitos na hora de criar cantinhos verdes no seu lar.

Muito úteis, esses espaços garantem o alimento bem fresquinho e na hora. Assim, você não precisa sair de casa, a comida vai direto da terra para sua mesa! Além de promover uma alimentação saudável, essa atividade de jardinagem, garante a você um novo hobby para a sua saúde mental. Por isso, confira com a ajuda do Agro Notícias todos os detalhes sobre como preparar uma horta no quintal.

Veja, também: Faça sua própria caixa de compostagem: confira esse passo a passo e descubra que só há vantagens com a prática

Horta no quintal (Reprodução: pexels) Horta no quintal (Reprodução: pexels)
Como organizar uma horta no quintal
Primeiramente tenha em mente o planejamento da área definida para o preparo dos canteiros. De acordo com o site Petz, texto de 10 de maio de 2021, é muito importante escolher o lugar ideal de onde ficará a sua plantação. Assim, você consegue organizar quantos canteiros poderão ser usados e otimizar de forma melhor o espaço disponível. Confira, então, algumas dicas às quais você deve estar atento na hora de fazer a sua hortinha.

Confira, também: Confira a importância de um canteiro bem feito para a horta: veja essas 3 opções de materiais para fazer
Iluminação ideal
Atente-se a quantidade de sol na área. O canteiro deverá ser bem iluminado, recebendo ao menos algumas horas de sol diariamente. As hortaliças são espécies que crescem rápido, por isso, acabam necessitando de muito sol. Boa parte dos tipos de hortaliças necessitam de 5 a 6 horas de luz por dia.
Atenção com a terra
O primeiro passo é a limpeza do terreno. Assim, remova as pedras, os gravetos e possíveis ervas daninhas no local. Além disso, é importante nivelar os canteiros com uma enxada e afofar bem a terra. Isso vai ajudar na hora de escoar a água.

Quando for preparar o local para a suas plantinhas, dê preferência a uma terra bem adubada e com bastante matéria orgânica. Além disso, independentemente do tipo de planta, é importante regar com frequência para que o solo esteja sempre úmido.
Separe bem a área
Distribuir o espaço da plantação é bem importante. Diversos materiais podem ser utilizados como “cerca” para a sua plantação. Você pode utilizar de coisas como: tijolos; blocos de concreto; madeira e materiais sustentáveis, como uma garrafa PET. Escolha o que melhor te agrada.

Além disso, se tiver animais de estimação em casa, veja se é preciso cercar o espaço ou até mesmo escolher um local mais alto para a sua hortinha ficar bem segura. Assim, sua cerca deve servir de proteção para a horta no quintal.

Ademais, veja também: Pode usar esterco de galinha na horta? Veja como preparar