Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Molhador de grama (Reprodução Canva pro)
Molhador de grama (Reprodução Canva pro)

Faça você mesmo esse molhador de grama caseiro com itens recicláveis, confira

Salvador, 28 de maio de 2022, por Raíly Fortunato. Com a correria do dia a dia, tarefas de casa, estudos ou trabalho, acabamos por ficar sem tempo de cuidar do nosso jardim. Mas, existe um alternativa sustentável, simples e econômica para desenvolver um sistema de molhador de grama e manter constantemente seu espaço verde bem cuidado.

Portanto, aprenda em nossa matéria como montar um molhador de grama reciclável, utilizando materiais que seriam descartados no lixo. Assim, além de economizar no bolso, você também aposta em alternativas mais ecológicas, contribuindo com o meio ambiente, confira abaixo.

Confira agora: Veja as 4 melhores dicas para plantar com garrafa pet e nunca mais sofra com pouco espaço
Molhador de grama automático
De acordo com Viviane Taguchi, em 24 de setembro de 2015, em parceria com a revista Globo Rural, para criar o irrigador automático sem a utilização de eletricidade são necessários poucos materiais. Logo, essa engenhoca rústica, mas prática e eficaz, utiliza apenas conceitos físicos para funcionar. Tudo isso através do aquecimento e expansão do ar, anote os materiais necessários.

4 garrafas pet, sendo uma pintada de preto;
Tubos de soro hospitalar;
Material para suporte;
Fita isolante.

Portanto, coloque a garrafa pintada de preto em cima de outra garrafa pet com água. Desse modo, ao receber calor do sol o ar no interior da garrafa preta se expande e empurra a água do recipiente abaixo. Assim, faz a água sair para iniciar um processo de irrigação.

Mas, para funcionar corretamente, é preciso ter outras duas garrafas atuando como reservatório de água. Uma das garrafas deve ser de material mais firme e se manter emborcada para abastecer o vaso do gotejamento, Enquanto isso, o segundo vaso deve ser maior para armazenar mais água.

Os tubos que irão ligar as garrafas devem ser equipados com os tubos de soro hospitalar. Assim é possível manter os recipientes interligados, permitindo a circulação da água. Porém, um dos maiores desafios para montar o irrigador é a vedação. Portanto, utilize fitas isolantes para fazer a vedação das saídas de todas as aberturas nas garrafas. Pronto, seu irritador automático está pronto. Finalmente, você já pode molhar suas gramíneas todos os dias sem esquecimento.

Veja também: 5 erros que você comete ao tentar plantar tomate cereja em garrafa pet; veja como fazer corretamente


Irrigação com garrafa pet e mangueira
Uma forma um pouco mais simples para criar outro sistema de irrigação da grama, é utilizar uma mangueira e uma garrafa pet. Para isso, o ideal é que se realize furos na PET, acoplando-a na mangueira. Após montar a estrutura, é necessário fazer a vedação com fita crepe ou fita isolante na boca da garrafa. Isso é necessário a fim de evitar que a água vaze pela abertura. Ainda, isso evita que a garrafa não se mova com o jato d’água. Finalmente, amarre-a com um elástico em um cabide.

Por fim, nós do portal Agro Notícias esperamos ter te ensinado como criar um molhador de grama utilizando material reciclável, de forma ecológica e econômica. Ademais, que você compartilhe com seus amigos essa tática infalível para manter seu jardim sempre irrigado, sem muita dificuldade.

Acesse e se surpreenda: O melhor pegador de frutas com garrafa pet; veja como é fácil e rápido fazer

Sou da Bahia, já estudei em escola técnica em Agroecologia, sou simpatizante da área e adoro estar em contato com a natureza e os animais. No momento, estou em graduação na Universidade Federal da Bahia. Espero poder utilizar os conhecimentos adquiridos e o gosto pela escrita e leitura de modo a ajudar cada vez mais as pessoas e me manter em constante aprendizado também nesta plataforma.