Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Ovo hidrata o cabelo (Fonte: Pexels)
Ovo hidrata o cabelo (Fonte: Pexels)

Mito ou verdade: ovo hidrata o cabelo? Descubra

Salvador, 28 de maio de 2022, por Janaina Brito – As receitinhas caseiras para hidratação das madeixas são muito famosas e grande parte delas possui resultados garantidos. Assim, seja qual for o ingrediente da despensa, muitos produtos básicos possuem benefícios para os fios. É o caso dos ovos, por exemplo. Mas, é verdade que ovo hidrata o cabelo?

Pode parecer incomum e muitas dúvidas surgem quando se pensa em passar ovo nas madeixas. Contudo, esse é um super alimento que tem propriedades muito interessantes para a saúde dos fios. Logo, confira agora, no Agro Notícias, como ovo hidrata o cabelo e aprenda a adiciona-lo na sua rotina capilar.

Continue lendo: Entenda como o óleo de coco é bom para cabelo e como utilizá-lo

Ovo hidrata o cabelo (Fonte: Pexels) Ovo hidrata o cabelo (Fonte: Pexels)
Benefícios do ovo para o cabelo
O ovo possui ingredientes muito bacanas para os fios. Em primeiro lugar, ele é uma ótima fonte de proteína e, por isso, quando aplicado como hidratação, atua repondo a massa dos cabelos. Afinal, as fibras capilares são compostas por proteínas e aminoácidos. Então, ele ajuda no fortalecimento das madeixas, além de garantir reparação aos danos que o cabelo possui.

Ademais, segundo Hévila Meireles em matéria para o blog o Casa & Agro do site Tecnonotícias, em 25 de novembro de 2021, a presença de aminoácidos junto com vitaminas do complexo B, auxiliam no estímulo ao crescimento saudável dos cabelos. Como resultado se tem madeixas resistentes e volumosas. Outrossim, ele também é fonte de outras vitaminas: A e D. Essas substâncias possuem ação nos folículos capilares, fortalecendo a raiz dos cabelos e combatendo a queda.

Já deu para perceber que o ovo é muito bom para a saúde do couro cabeludo. Porém, esse alimento também é perfeito para o cuidado com o comprimento dos fios. Ele é rico em ácidos graxos, que cuidam da nutrição das fibras capilares, prevenindo pontas duplas causadas pelo ressecamento dos cabelos. Dessa forma, garante mais brilho e maciez para as madeixas.

Veja, também: Tem problema em dormir com o cabelo molhado? Sim, e graves! Entenda e não cometa mais esse erro
Ovo hidrata o cabelo: receitinha caseira
Você já viu como o ovo pode transformar o seu cabelo. Mas, como podemos usá-lo? Muitas pessoas sentem dúvidas quanto a isso, principalmente se os fios vão ficar com aquele cheiro um tanto desagradável de ovo. Entretanto, existem diversas maneiras de aplicá-lo.

Uma das formas mais comuns é misturando o ovo com alguma máscara de hidratação. Assim, separe uma porção do seu produto preferido e adicione a clara de um ovo. Misture bem e aplique aos cabelos já lavados com xampu. Deixe agir por cerca de 20 minutos, enxágue bem e finalize como de costume.

Essa receitinha é a base das hidratações com ovo. Porém, você também pode potencializar essa mistura com outros ingredientes. Segundo Mariana Frugeri em matéria para o blog Área de mulher do site r7, ainda dá pra acrescentar açúcar, um ótimo esfoliante que traz brilho ao cabelo; leite, um bom umectante; e óleos vegetais como o de coco ou de oliva.

As misturinhas com ovo fazem parte da etapa de reconstrução do cronograma capilar, visto seu alto teor de proteínas da receita. Contudo, fique atento. Assim como qualquer hidratação reconstrutora, as receitas com ovo devem ser usadas com moderação, para não sobrecarregar os fios ou causar efeitos indesejáveis, como opacidade, falta de elasticidade e brilho e até quebra.

Portanto, ovo hidrata o cabelo sim! Agora é só aproveitar as receitinhas e desfilar com as madeixas mais hidratadas e saudáveis.

Leia mais: Truque caseiro com água de arroz para hidratar o cabelo; veja como fazer e aplicar corretamente