Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Gengibre - Reprodução: Pixabay
Gengibre - Reprodução: Pixabay

Que tal cultivar gengibre no quintal de casa? Saiba como e aproveite os benefícios

Bragança Paulista, 26 de junho, por Caio Silveira – Você gosta de gengibre? Essa raiz possui um sabor muito diferenciado, que não agrada a todos. Porém, se você for uma das pessoas que gosta, esse texto vai ser de grande ajuda. O Agro Notícias vai te ensinar mais sobre esse alimento único.

Aliás, você sabia que o gengibre possui diversos benefícios para a saúde? Uma delas, de acordo com Samantha Cerquetani, em artigo para UOL, em 8 de dezembro de 2018, é ter potássio e magnésio. E, para saber mais sobre essa poderosa e saborosa raiz é só ler o texto a seguir.

Assim, leia também: Veja como acabar com as urtigas na grama de maneira caseira e eficiente; deixe seu gramado livre desse problema

Gengibre - Reprodução: Pixabay Gengibre – Reprodução: Pixabay
Cultivo do gengibre
Estima-se que o gengibre leva de 8 até 10 meses para chegar à idade adulta. Porém, é possível colher pequenos pedaços dessa raiz depois de apenas 3 ou 4 meses de plantação.

Agora que você já sabe o tempo necessário para plantação, que tal aprender a plantar o gengibre? O método usado foi testado em vasos, portanto, se certifique de comprar um antes de começar. Vamos lá.

Deixe a raiz de molho na água durante uma noite inteira;
Coloque bastante matéria orgânica no seu vaso;
Em seguida, coloque o gengibre apontado para cima na terra;
Regue bastante;
Agora, deixe o vaso em um local que não receba muita luz, pois essa raiz não gosta tanto de sol. Além disso, o lugar escolhido precisa ficar um pouco quente também. Por exemplo: atrás de uma parede onde bate iluminação solar. Mantenha o vaso longe do frio também;
Vá acompanhando de perto o crescimento do gengibre. O solo precisa ficar sempre úmido, jamais encharcado. Isso evita que sua planta morra afogada;
O crescimento é um pouco lento, mas, depois de algumas semanas já é possível ver alguns brotos nascendo.

Portanto, leia também: Que tal usar plantas que afastam insetos para deixar seu quintal livre desse incômodo? Veja aqui 5 opções
Benefícios do gengibre
Conforme já adiantado anteriormente, o gengibre conta com vários benefícios. Para conhecer todos eles é só ler os tópicos abaixo. Dá só uma olhada, você vai se surpreender com tantas qualidades.

Auxilia no controle da diabetes;
É capaz de reduzir cólicas menstruais;
Queima calorias mais rapidamente, ou seja, ajuda a emagrecer;
Tem propriedades antioxidantes e, por isso, previne o câncer de mama e de colón também;
Vai melhorar a sua memória;
Combate infecções;
Diminui o crescimento de bactérias orais, principalmente as que causam periodontite e gengivite;
Consegue melhorar a digestão;
Alivia sintomas de problemas respiratórios como, por exemplo, bronquite, resfriados e gripes;
Auxilia a aliviar náuseas.

Em suma, o gengibre é ou não é uma raiz muito poderosa? Se você já gosta dela, ótimo, pode aproveitar com mais gosto ainda todas as suas qualidades. Porém, se ainda não adquiriu o gosto, tente novamente. Quem sabe agora você não acaba gostando?

Ademais, leia também: 5 ótimas frutas para treino de corrida; saiba quais consumir antes e depois do treino