Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Horta no inverno (reprodução Canva Pro)
Horta no inverno (reprodução Canva Pro)

Horta no inverno: saiba como cuidar e quais são melhores espécies para plantar nesse período frio

Salvador, 20 de junho de 2022, por Raíly Fortunato. Com a queda da temperatura e a chegada dos climas mais frios, chega também a preocupação do que plantar durante o inverno. Entretanto, existem espécies de hortaliças que mais se adaptam ou que se desenvolvem melhor durante esse período. Portanto, continue conosco e descubra o que plantar na horta no inverno e ter sucesso na colheita.

Desta maneira, reunimos para você algumas espécies para cultivar na sua horta no inverno, com as melhores hortaliças para esse período. Ademais, veja também os cuidados básicos para ter com seu canteiro durante os meses mais frios.

Acesse já: Pulgões nas hortaliças: confira como salvar sua plantação sem gastar quase nada, utilizando apenas produtos naturais
O que plantar e os cuidados com a horta no inverno
Antes de falarmos sobre o que plantar, é importante saber como cuidar. Apesar das espécies que citaremos a seguir terem uma boa desenvoltura no inverno, existem algumas dicas de como proteger suas folhagens. Deste modo, você pode fazer túneis com plásticos ou sombrite em cima da região plantada, evitando assim a erosão do solo pelo vendo e garantindo a proteção contra o frio.

Ademais, outra dica é suspender a poda durante esse período, uma vez que as plantas no geral possuem dificuldade em se desenvolver durante o frio. Ainda, aposte na irrigação durante as primeiras horas da manhã, de modo que as folhas não fiquem molhadas durante a noite, evitando o aparecimento de fungos. Sabendo disso, veja o que plantar!
Couve
Conforme Vanessa D’amaro, em 26 de abril de 2021, em colaboração com o site Globo, a couve, de nome científico Brassica oleracea, é uma das espécies que mais se adapta em climas mais frios. É uma hortaliça bastante utilizada no preparo de saladas, caldos, sopas e acompanhamento de outros pratos.

Para manter o bom crescimento da couve, deixe o canteiro exposto coma luz direta do sol e mantenha regas frequentes, sem excessos. A couve resiste temperaturas abaixo dos 10 °C e sua colheita pode ser realizada 3 meses após o transplante das mudas.
Beterraba
A Beta vulgaris, também conhecida popularmente por beterraba é uma hortaliça tuberosa originária da Europa que pode ser usada no preparo de cozidos, sucos, sopas e saladas. Por ter sua origem em uma região predominantemente frio, essa espécie é resistente aos números mais baixos do inverno, o qual beneficia o seu processo de florescimento. Deste modo, a faixa de temperatura ideal para seu desenvolvimento é de 10ºC a 20 °C com luz indireta e rega moderada. Você pode realizar a colheita da sua beterraba após 80 dias da semeadura, ou seja, cerca de 3 meses.
Rabanete
O rabanete (Raphanus sativus) é outra espécie de vegetal tuberoso com preferência por temperaturas mais frias. É uma raiz originaria da região mediterrânea, conhecida por seu sabor picante e adocicado, que vai bem em preparos de saladas, acompanhando carnes no geral ou até mesmo em conserva.

O rabanete, portanto, se adapta em temperaturas que podem variar entre 7 °C a 32 °C com bastante facilidade, assim, aposte nessa hortaliça para compor sua horta no período mais frio. Relativo ao cuidado, o rabanete precisa de luz direta ou sombra parcial, de preferência nas primeiras horas do dia e sua rega precisa ser frequente, evitando que o solo fique encharcado. A colheita dessa espécie é rápida, podendo ser feita depois de 3 ou quatro semanas.

Horta no inverno (reprodução Canva Pro) Horta no inverno (reprodução Canva Pro)

Confira também: Montar horta em apartamento ficará ainda mais fácil após essas dicas: veja esse passo a passo descomplicado para te ajudar
Agrião
O Nasturtium officinale, conhecido também por agrião é uma hortaliça nativa da Europa e da Ásia Central, utilizada frequentemente para compor saladas e no preparo de cozidos. Justamente por ser nativo de uma região fria, o agrião tem uma boa adaptação com climas mais frios, como os meses de outono e inverno.

Além disso, o agrião possui um crescimento relativamente rápido e se desenvolve melhor em temperaturas que pode variar entre 10 a 20 °C. Esse vegetal precisa, em média, de 04 horas de exposição direta à luz do sol. Além disso, por ser uma planta semi aquática, não economize na água, podendo manter o solo bastante úmido e a raiz sempre hidratada. A colheita dessa hortaliça pode ser feita após 70 dias da semeadura.

Nós, do portal Agro Notícias, esperamos ter te ajudado com algumas espécies de hortaliças para você plantar na horta no inverno. Ademais, que você tenha aprendido as melhores dicas de como cuidar desses cultivos e também como protegê-los do frio.

Veja agora: Aprenda a utilizar o Feng Shui no jardim; veja como simples atitudes podem trazer mais harmonia e energias positivas

Sou da Bahia, já estudei em escola técnica em Agroecologia, sou simpatizante da área e adoro estar em contato com a natureza e os animais. No momento, estou em graduação na Universidade Federal da Bahia. Espero poder utilizar os conhecimentos adquiridos e o gosto pela escrita e leitura de modo a ajudar cada vez mais as pessoas e me manter em constante aprendizado também nesta plataforma.